Como configurar Sitemap da loja virtual no Google Search Console

Olá amigos! Neste artigo explico mais sobre como adicionar o Sitemap XML da Loja Virtual com a Brasil na Web no Google Search Console, para que os robôs do Google indexem o conteúdo da loja virtual um pouco mais rápido, o que também ajudará no posicionamento da mesma nos resultados de busca no futuro, então, mãos a obra!

 

Como configurar o Sitemap de sua loja virtual no Google Search Console?

  1. Você precisar já ter uma conta no Google Search Console, é gratuito!
  2. Acesse o painel administrativo de sua loja virtual conforme a seguir
  3. Menu > Configurações > Feed > Google Sitemap, clique em Editar.
  4. Garanta que o recurso está habilitado e copie o endereço do seu sitemap que aplicaremos no Google Search Console em seguida.
  5. Acesse o Google Search Console > Sitemaps e cole o conteúdo copiado
    Atenção: deve ficar conforme o exemplo abaixo. se necessário, apague a parte do seu domínio ele
  6. Clique em “enviar” – Pronto!

 

O Google pode levar dias ou semanas para indexar a maioria do seu conteúdo. Vale assistir a Aula de SEO para entender mais!

Volte dentro de 1 semana no Google Search Console e confira como o relatório de desempenho se comportou!

 

 

O que monitorar no desempenho de indexação no Google Search Console?

Como o Google avançou muito o seu algoritmo nos últimos anos, é bem difícil que um site domine a primeira posição para um resultado de busca para regiões diferentes de um mesmo país. Inclusive o comportamento de acesso a sites de um usuário pode influenciar também em quais resultados o Google vai trazer na busca para o mesmo.

Por isso o importante é agregar mais tráfego orgânico de qualidade

Note no exemplo acima um caso onde recentemente o respectivo site começou a ter mais tráfego (cliques – linha azul) e também melhorar sua posição nos resultados de busca (linha laranja indicada pela seta vermelha para cima).

Ou seja, quanto mais palavras-chave levam tráfego gratuito para seu site, mais você está se beneficiando das técnicas de SEO aplicadas. 

Monitorar o posicionamento de uma palavra ou outra pode ser uma ilusão, uma vez que os resultados são muito dinâmicos, sem falar nas infinitas possibilidades como as pessoas buscam uma mesma coisa ou assunto.

É importante que você tente aplicar o máximo de técnicas de SEO, vide nossa aula gratuita de seo,  e trabalhar o Link Building para melhor reputação de seu domínio, visando ganhar então melhores posições em múltiplas palavras-chave.

Erros no sitemap – Cobertura

O Google Search Console pode acusar erros ou alertas variados sobre como ele entende e processa páginas do seu site.

É importante ler o relatório detalhado sobre cada tipo de alerta ou erro, bem como entender as urls afetadas para melhor interpretação e solução, caso seja algo realmente necessário de ser corrigido.

A Plataforma de Ecommerce da Brasil na Web é muito bem indexável pelo Google, prova são nossos múltiplos clientes bem ranqueados e alguns até concorrentes entre si vide exemplo (Eagle Patches e Toca dos Bordados), dominando uma mesma palavra-chave no google.

Contudo, a forma como você cria conteúdos na plataforma ou ativa certos recursos combinados, pode acabar levando a geração de alertas e erros no Google Search Console.

Nosso time de Sucesso do Cliente pode ajudar a analisar tais relatórios e orientar sobre melhores ajustes e práticas visando um relatório saudável como o caso acima, abra um chamado para essa equipe pela Área do Cliente.

 

Este artigo foi útil para você?!