Google AdWords: Cauda Longa (long tail), veja como utilizar esse método

O Google adwords é uma excelente ferramenta de publicidade para lojas virtuais de todos os tamanhos, desde pequenos até grandes Ecommerces. Em termos de ROI, se bem utilizado, pode ser uma ferramenta incrivelmente interessante e é sobre isso que iremos ver nesta dica sobre palavras-chave do tipo CAUDA LONGA no Google AdWords.

Google Adwords vale a pena?

Vejo muitas pessoas pensando só em SEO, ou outras estratégias e querendo sair do Google AdWords.

A questão é que se bem utilizado, a resposta é sim –  esse canal/mídia pode ser realmente lucrativo para a sua loja virtual!

A ferramenta do Google Adwords aparenta ser simples de usar, qualquer pessoa pode colocar um anúncio para funcionar e aparecer no Google rapidamente (pagando, claro!), mas é justamente ai que mora o perigo.

Muitas pessoas acabam errando na hora de anunciar e acabam rasgando dinheiro e/ou achando que os anúncios do Google Adwords não valem a pena.

Vamos a um exemplo:

Se procurar o termo “loja virtual opencart” aparecem os seguintes resultados:

Obviamente não demonstro intenção de comprar buscando sobre a plataforma em si, portanto, qualquer anúncio referente a “loja virtual opencart”, pode representar um desperdício. Por exemplo o anúncio dos nossos amigos da Harsy! Puxão de orelha no Hermes da Harsy! E isso é apenas um exemplo, podemos analisar outros milhares de casos que as palavras podem ser utilizadas da forma incorreta ou de forma ampla em que a “conversão”, “compra” ou “contratação” por parte do cliente está um pouco distante ainda dentro do seu processo cognitivo de compra.

Toda via, se eu procurar por “implantação de loja virtual opencart“, estão estou demonstrando meu interesse em “ter”, “instalar”, “usar”, ou mesmo “contratar” uma empresa para fazer o serviço de implantação da loja virtual.

Veja que no exemplo acima, outras empresas anunciaram de forma mais precisa no Google Adwords para este tipo de resultado.

O interessante é que estamos logo ali abaixo no primeiro resultado orgânico, não pago! rs.. devido ao nosso foco de conteúdos nessa direção. Mas isso é uma conversa sobre SEO, aqui estamos vendo o Google AdWords : )


Como minimizar esses problemas?

O método Long Tail ou Cauda Longa pode te ajudar e muito com esses pequenos problemas.

cauda longa seo brasil na web

 

Com ele, você pode identificar nichos de mercados, que não são necessariamente os “TOPs” do search, mas que podem ser tão (ou mais) lucrativos quanto! Afinal, quanto mais pegarmos o potencial cliente mais próximo em seu momento de decisão da compra, melhor será o aproveitamento da ação. O que não quer dizer que você não deva trabalhar também a formação de opinião na cabeça do cliente, em um momento mais anterior a compra, mas você só deve entender que neste caso a conversão não está tão próxima ainda.

Um exemplo disso seria: “como funciona uma loja virtual” – indica alguém que ainda está na fase de pesquisa e obtendo informações para algo que no futuro ela pode vir a querer! Se puder, invista sim em formação de opinião e conhecimento para o cliente antes da venda!

Como trabalhar os nichos de mercado dentro do Google Adwords?

Para começar entenda o que são os nichos de mercado dentro das ferramentes de links patrocinados como o Google Adwords. As palavras devem ser organizadas e definidas com clareza. Por exemplo:

Vendemos Implantação de Ecommerce OpenCart para todo o Brasil. Portanto, já tenho um nicho definido, se em minha campanha de Google Adwords eu inserir a palavra “Ecommerce” e pago, por exemplo, R$3,00 por clique, posso conseguir um bom retorno em relação a novas visitas em minha página, mas quantos usuários que clicaram no meu anúncio estavam procurando a implantação de plataformas OpenCart? Talvez de 100, apenas 1 esteja realmente interessado. As pessoas podem buscar Ecommerce com o intuito de apenas aprender mais sobre o assunto ou podem estar procurando Ecommerce Grátis e assim por diante. A dica que a Cauda Longa para palavras-chave nos mostra então é não utilizar palavras genéricas demais para pequenas campanhas, além de serem mais caras, podem trazer tráfego desqualificado para seu E-commerce.

Grandes marcas tem pago muito por palavras-genéricas e por isso fica complicado um pequeno anunciante concorrer com o preço de clique pago por grandes empresas.

Mas é importante registrar aqui que empresas de todos os tamanhos já vem trabalhando cauda longa para Google AdWords ou SEO a alguns anos, e muitas palavras-chave de cauda longa que claramente identificam um bom potencial de conversão já estão ficando igualmente caras como palavras-chave genéricas (Head Keywords).

IMPRESSÃO x CONVERSÃO!

Para gerar um conhecimento ainda mais profundo para você, encontramos essa pesquisa! VEJA!

Um importante site – Search Engine Watch, fez uma análise sobre mais de 1.5 milhão de palavras-chave entre Curtas e Longas.

Com esses dados é possível perceber que:

  • 0-5 caracteres no termo de busca ou (palavra-chave) é muito curto para os anunciantes obterem um mínimo de conversão e pode traduzir em mais trabalho do que faturamento!. Elas não geram impressões, cliques nem conversões de forma atrativa. Fuja disso!

 

  • 6-10 caracteres no termo de busca ou (palavra-chave) gera um bom volume de impressões (quase 1/4 do total!). Toda via, elas não geram a mesma proporção de cliques, muito menos de conversões. Logo, apesar das pessoas realizarem muitas buscas curtas assim, isso qualifica que estas buscas mostram que estas pessoas ainda estão um pouco longe da etapa de compra no processo cognitivo de consumo. Para fins de Branding, pode ser uma boa opção, mas não para quem quer em primeiro lugar a conversão (vendas!!).

 

  • Aproximadamente, 60 por cento de todas as impressões, cliques e conversões ocorrem em termos de busca ou (palavras-chave) com 11 a 20 caracteres. Se incluirmos a fatia de 21-25 caracteres chegamos a 80% de todas as conversões!
    Muito bom!

 

  • Enquanto isso, 26-40 caracteres no termo de busca ou (palavra-chave) geram poucas impressões, mas possuem mais conversão do que a fatia de 0-5! Outra análise é que, a fatia de 11-20 representa 62 por cento dos cliques e 62 por cento das conversões – uma relação de 1 para 1 . Enquanto isso a fatia de 26-35 representa 6 por cento dos cliques, mas 10 por cento das conversões – uma relação de 3 para 5! Logo, a estratégia de cauda longa é 66% mais eficiente do que termos de busca ou palavras chave curtas o que sustenta a hipótese de que a estratégia de cauda longa é melhor para os anunciantes!

Se você entendeu bem, percebeu que você precisa fugir de palavras-chave curtas e genéricas, analise bem um grande volume de a palavras-chave e termos de busca e faça sua estratégia de anúncios focando mais na conversão do que na demanda mensal ou volume mensal de ocorrência.

Por fim, Google Adwords – SIM!

Investir em Propaganda no Google é essencial para seu Ecommerce, mas tenha foco e tente atingir seu cliente da forma e no tempo certo! Lembre-se, só quem tem muito pode se dar ao luxo de gastar dinheiro atoa. Comprar palavras genéricas pode ser um grande desperdício quando o foco é um só, CONVERSÃO.

Obrigado pela visita e leitura! Comente!

 

Este artigo foi útil para você?!