Central de Ajuda

Dicas para montar uma loja virtual de sucesso

Olá, Pessoal! Sou um dos consultores de projetos da Brasil na Web e hoje compartilho aqui com vocês um pouco da minha experiência, conhecimento e dicas para montar um e-commerce de sucesso.

Abaixo, vou relacionar algumas considerações que serão de grande importância para empreendedores e empresas na fase de definição de nicho de mercado, montagem de plano de negócios e infraestrutura para implantação de uma loja virtual.

Com isso, será mais fácil mapear, organizar e definir as melhores estratégias para angariar mais lucros! 😉

 

Pensando em um projeto de e-commerce através de uma loja virtual de sucesso, tenha em mente antes de tudo:

Planejamento: Tenha planejamento, colete o máximo de  informações com empresas especializadas do segmento e lojistas conhecidos que já estejam online. Avalie quanto você precisará para o investimento inicial e capital de giro. Acesse os sites dos grandes varejistas e dos que você considera concorrentes para o seu negócio. Procure fazer melhor!

Plataformas: Há várias soluções para o desenvolvimento de lojas online, desde plataformas prontas até as desenvolvidas por encomenda. A vantagem das plataformas prontas, é a rapidez na instalação e facilidade de operação, sendo possível configurar o layout, cadastrar produtos, escolher formas de pagamento, definir nível de estoque, enfim, fazer um projeto bem profissional.

A Brasil na Web trabalha com a implantação de e-commerce com um dos melhores sistemas de loja virtual da atualidade, OPENCART: O sistema é OPEN SOURCE, ou seja, vários desenvolvedores em todo o mundo contribuem para melhorias e desenvolvimento de novos recursos o que torna o projeto com este sistema um investimento realmente atrativo as variadas possibilidades que ele proporciona. Sem falar que a loja será SUA, não é aluguel! Ou seja, você investe e tenha algo seu para tocar como quiser e claro, pode contar com nossa ajuda para aplicar cada vez mais recursos e melhorias de acordo com a sua necessidade!

Preço competitivo: Associação de preços é um hábito frequente para quem compra em lojas virtuais. Um exemplo disso, são os buscadores (Buscapé, Jacotei, etc…). Por isso, se você comercializar produtos que também são encontrados nos grandes varejistas online, preocupe-se em ter um preço competitivo. Além disso, é importante atentar-se com o valor do frete que será cobrado do cliente. Um valor de frete elevado é um grande impeditivo para o fechamento de vendas.

Cadastro de produtos: A qualidade das fotos dos produtos é fundamental, antes de comprar o produto, o cliente compra a imagem. Este é o ponto de contato com o cliente. O texto é outro fator fundamental. Tem que ser objetivo e exibir todas as características do produto. Pense também na relevância da sua loja, visando melhor interpretação dos buscadores sobre a mesma, contribuindo assim para o processo de melhorar o posicionamento da loja nos resultados de busca do Google.

Logística: É o motor deste veículo. Tenha agilidade, quem compra pela internet procura praticidade e comodidade, portanto, nada mais óbvio que ser ágil em todo o processo, desde carregamento das páginas, atendimento ao consumidor, processo de checkout, entrega, trocas/devoluções,  etc.

Alinhe um custo competitivo de frete, é imperativo que o prazo de entrega esteja não só dentro do que é praticado no mercado online, mas também, que seja cumprido de acordo com o prometido ao cliente.

Formas de pagamento: Sugiro disponibilizar variadas formas de pagamento, dentre elas, cartões de crédito (principais bandeiras), boleto bancário e etc. Com OPENCART, trabalhamos mais 10 opções de integração de pagamentos para a loja virtual, entre elas Pagseguro (modo API automatizado!), bCash!, Akatus, Boleto direto, Paypal… Além de Gateways Diretos como CIELO para transações sem intermediários!

Definição de equipes e atuação/treinamentos: Defina quem ficará incumbido de gerenciar a loja. Algumas tarefas envolvidas: cadastro de produtos, gestão de preços e análise da concorrência, atendimento ao cliente, divulgação das ofertas, desenvolvimento de material publicitário para promoções e ofertas, avaliação de resultados, dentre outras. Prestamos um suporte continuado ao sistema de gestão.

Atendimento: A loja deve possuir vários canais de contato e de fácil acesso para o cliente, tais como: telefone (disponível de forma evidente na loja), e-mail e chat. Mais recentemente com a NOVA LEI DO E-COMMERCE em 2013 é aconselhado também ter o processo de DEVOLUÇÃO pela Loja Virtual, permitindo que o cliente comunique facilmente a vontade de devolver o pedido.

Divulgação: Finalizada a etapa de implantação inicial é hora de transformar seu investimento em lucro. O que você deve fazer para atrair os clientes?

A Brasil na Web possui tais profissionais para trabalhar as estratégias e ações de webmarketing para a sua empresa. Realizamos um diagnóstico de sua empresa com dados diretos e expressivos para definir um planejamento de acordo o seu negócio e suas possibilidades.

Avaliação e acompanhamento de resultados: Acompanhe diariamente os resultados das vendas (o que está vendendo, quanto, de onde vem os clientes…). Mensure e cerque todos os pontos de aproveitamento. Só assim você saberá o que está dando certo dentro do site, da onde vem seus clientes, qual a mídia que dá mais retorno, etc…

NÃO DESANIME! “NO PAIN NO GAIN” =D

Fique à vontade para esclarecer qualquer dúvida. Coloco-me a disposição aqui na BNW!

Um grande abraço a todos e até a próxima dica! 😉