Dicas do Fábio Ricotta para sua loja virtual vender mais

Hoje separei para você, lojista e empreendedor, dicas valiosas para sua loja virtual vender mais.

O Fabio Ricotta é um amigo de alguns anos já, CEO da Agência Mestre e um grande nome no Brasil e até no exterior, quando o assunto é Marketing Digital. Por isso assino embaixo quando ele fala, confira as dicas.

Para começar, você lojista precisa ter ciência que o crescimento do mercado de lojas online tem como consequência o aumento na concorrência. E para se destacar entre tantas lojas, você precisa evitar alguns erros.

Dicas do Fabio Ricotta para a sua loja virtual vender mais.

NOME DA LOJA

“O primeiro passo para ter uma loja online bem-sucedida é batizá-la com um nome e domínio criativo, fácil e claro. Quanto mais fácil e óbvio for o nome da loja, melhor será o resultado.”

DIVULGAR É PRECISO!

Ele diz que é um erro pensar que as vendas irão ocorrer de forma orgânica, sem a necessidade de anunciar. “Minha sugestão é de investir de 15% a 30% do lucro em marketing digital, divididos entre estratégias de search engine optimization (SEO), para otimizar os mecanismos de busca, anúncios, entre outros”.

LANÇAMENTO DA LOJA

Eu poderia complementar o Fábio aqui dizendo da importância de orquestrar a divulgação principalmente para o primeiro dia de vida da loja. Fazer uma pré campanha para captar emails de potenciais clientes por meio de um sorteio enquanto sua loja não entra no ar é uma boa sugestão de causar impacto e mostrar que você vem com disposição para fazer bons negócios.

MELHORAR A LOJA CONSTANTEMENTE

Ricotta destaca a necessidade de oferecer um ambiente online agradável. “Assim como no shopping, o cliente compra mais quando o ambiente é bom e o atendimento eficiente. O site tem de ter visual agradável e ser de fácil navegação. Para isso, é preciso investir constantemente em melhorias”, ressalta.

Por isso lojas virtuais de aluguel podem ser práticas no início, mas são ao mesmo tempo engessadas. Uma loja virtual que lhe permite adquirir módulos e aumentar recursos com agilidade e preço acessível fazem lojistas saírem na frente quando querem ter um negócio de sucesso.

Você precisa evoluir e melhorar tão logo perceba o consumidor e as novas ideias para criar esse ambiente cada vez mais agradável, com mais formas de pagamento, entrega, mais táticas de marketing e mais ferramental para entender o que acontece em sua loja virtual.

GOOGLE ANALYTICS

Fábio Ricotta ainda explica que é possível configurar gratuitamente a ferramenta Google Analytics para monitorar dados importantes do e-commerce. “Quem não faz isso está jogando dinheiro fora. É crucial analisar os números das compras realizadas, transações e receitas.”

Para isso temos aqui separado um tutorial sobre como configurar o Google Analytics em sua loja virtual com a Brasil na Web.

CAMPANHAS PARA CAPTAR LEADS

Fábio Ricotta afirma que para as lojas virtuais vencerem a concorrência e serem encontradas pelo público elas têm de conhecer os principais erros que impedem o crescimento de um e-commerce. “Não adquirir os contatos dos clientes é um deles”, diz.

Segundo ele, tanto no cadastro da loja quanto nas redes sociais e outros ambientes online, é possível coletar o e-mail e até o número do celular dos clientes. “Com isso, é possível criar uma lista de contatos e enviar informações, convites e ofertas”, destaca. Ele conta que este processo é chamado ‘aquisição de leads’ e é considerado primordial para qualquer trabalho de marketing digital.

Na Loja Virtual da Brasil na Web você pode ativar campanhas de Capturas de Emails, que ativam chamadas logo na entrada da loja que convidam o cliente a cadastrar seu email para obter desconto na sua primeira compra!

ATENDIMENTO

Ricotta lembra que não existem regras rígidas para o mundo online e que é preciso explorar a criatividade. “Dependendo do negócio, pode ser que uma rede social funcione melhor, ou alguns tipos de estratégias sejam mais bem-vindas que outras. Em muitos casos, o WhatsApp pode ser utilizado como ambiente para atendimento ao cliente”, exemplifica

ESTUDAR

Ricotta destaca que estudar assuntos como SEO, copywriting (arte de escrever e criar conteúdos com o intuito de promover e vender produtos), marketing inbound (desenvolvimento de conteúdo relevante aos clientes e que ajuda a converter vendas) e outros termos típicos do mundo digital é a melhor forma de se manter atualizado. “Saber o que o público quer e estudar sempre faz com que o cliente se fidelize”, afirma.

E uma grande fonte de conhecimentos detalhados e explicativos sobre inúmeras técnicas do e-commerce você encontra na Mestre Academy, onde os estudos e melhores práticas do mercado são reveladas por especialistas como Fábio Ricotta e Frank Marcel.

2 Cursos que você não pode deixar de fazer ao trabalhar com uma loja virtual:

1 – Curso de Google Analytics e Tag Manager

2 – Curso de SEO Online

Gostou das dicas? Então está esperando o quê para sua loja virtual vender mais?

Comece a aplicar tudo agora!

Este artigo foi útil para você?!