Programa de afiliados no ecommerce

Na loja virtual da Brasil na Web, existe um recurso que pode potencializar muito as suas vendas, é o Programa de Afiliados.

Com ele você pode ganhar parceiros (blogueiros, digital influencers, entre outros) que vão divulgar a sua loja virtual e receber uma comissão por isso. Vamos ver algumas etapas importantes abaixo para configurar e dicas para criar o seu programa de afiliados.

TAXA DE COMISSÃO, TERMOS E STATUS DE PEDIDO

Antes de começar é importante que crie um termo para afiliação, ele vai ser útil no ato de cadastro pela loja do seu afiliado, ajudando a você para se prevenir de alguém mal intencionado. Então vamos no menu de Customização > Páginas Institucionais e criar uma nova página com os TERMOS DE AFILIADOS descreva o programa, coloque prazos de pagamento, taxas e condições, sempre indicamos deixar tudo claro para você e seus afiliados.

Após criar a página vamos agora adicionar este termo no formulário de inscrição e configurar a taxa de afiliação. Vamos no menu de Configurações > Opções da Loja depois vamos na aba de Opções e por fim na seção de Afiliados, aqui vamos vincular a página que criamos. Podemos também colocar um status diferenciado quando o pedido deste afiliado cair (veja mais em fluxo de pedidos) e o valor da comissão que vai dar  ao afiliado, essa informação vai aparecer na tela de cadastro no site, é bom manter ela sempre alinhada com a página do termo que criamos.

SOBRE O CADASTRO

O cadastro de afiliado pode ser feito na loja virtual de duas formas:
1- O afiliado acessa o link www.seudominio.com.br/afiliados-login e faz o cadastro como afiliado
2- O administrador da loja realiza o cadastro em Menu > Vendas > Afiliados > Inserir

Em ambos os casos, é preciso aprovar o cadastro acessando Menu > Vendas > Afiliados > Aprovar.

SOBRE O ACESSO

Depois de ter feito o cadastro e ser aprovado, o afiliado pode acessar sua área de afiliado no link www.seudominio.com.br/afiliados-login
Acessando sua conta, ele terá um menu com todas as ferramentas que estão disponíveis pra ele.

SOBRE A DIVULGAÇÃO

Para divulgar um produto, o afiliado deve acessar sua área e clicar no item “Gerar Links”.

O afiliado pode copiar a URL da sua loja com o seu respectivo código de rastreamento ou escolher o produto que o sistema apresentará o link que ele deve utilizar. Quando um cliente chegar na loja através desse link, o pedido ficará vinculado ao afiliado, gerando comissão quando for pago.

SOBRE O COMISSIONAMENTO

Depois de feito o pedido, caso ele tenha vínculo com algum afiliado, isso aparecerá no sistema na tela de detalhes do pedido: Menu > Vendas > Pedidos > Processar

Nessa tela, existirão dois campos:
1- Afiliado: identificando o afiliado responsável pelo pedido
2- Comissão: valor de comissão devido ao afiliado

Entretanto, o valor de comissão deve ser liberado manualmente pelo administrador, depois de conferir o pedido e garantir que não há nenhuma falha. Para isso, basta clicar no botão verde Adicionar Comissão ao lado do campo “Comissão”.

E para remover a comissão deste pedido, basta clicar no botão vermelho Remover Comissão.

SOBRE O PAGAMENTO DE COMISSÕES

Uma vez liberada a comissão, o afiliado receberá um e-mail informando seu saldo atual.

Ele pode solicitar pagamento diretamente pela sua área de afiliado, recomendamos que você estipule um valor mínimo para saque das comissões, exemplo: R$ 50,00 ou R$ 100,00.

O processo de pagamento ao afiliado é feito de forma externa à loja, ou seja, ele pode optar por depósito bancário, pagamento via pagseguro, paypall, etc.. Você deve fazer isso fora da plataforma da loja.

Entretanto, para fins de controle, o saldo do afiliado deve ser abatido na loja acessando Menu > Vendas > Afiliados > Editar > Créditos. Nessa aba, basta lançar um valor negativo (-100.00, por exemplo) indicando que um pagamento foi feito e por isso deve ser abatido da comissão do afiliado.

É possível também adicionar qualquer crédito avulso utilizando essa mesma tela.

BENEFÍCIOS ADICIONAIS

A estratégia de afiliação é tão importante e boa que você vê cada vez mais empresas de nome criando programas assim. Um benefício oculto, mas não menos importante é que ao obter centenas de pessoas falando e criando links para a sua loja virtual em busca de comissão, elas estão ajudando no seu Link Building.

Ou seja, quanto mais links sua loja recebe na internet, mais popular ela fica, mais chances você tem de se sair melhor nos resultados de busca do Google. Não se preocupe, se os links forem naturais, feito de divulgações pontuais e não spam, sua loja não corre riscos de ser classificada com infratora das Guidelines do Google para Webmasters.

Se quiser entender ainda mais sobre Gestão de Afiliados, recomendamos participar do Afiliados Brasil, acesse e confira as dicas e participe dos eventos para criar uma excelente estratégia!

Então, comece agora o seu programa de afiliados, procure potenciais parceiros que possuem sintonia com o assunto que você também trabalha e bons negócios!

Gostou das dicas? Comente pra nós, implante e boas vendas!

Este artigo foi útil para você?!