Central de Ajuda

Ferramentas para gerar lista de palavras-chave relevantes

Olá! Que bom saber que você está preocupado em gerar conteúdo de valor para o seu público!

Neste artigo vou mostrar 4 ferramentas vão lhe ajudar a gerar uma lista de palavras-chave relevantes para enriquecer o conteúdo em seu site ou loja virtual.

Nem preciso lembrar que conteúdo de relevância é principal forma de obter posicionar seu site melhor nas buscas do Google e com isso receber mais acessos gratuitos!

Ferramentas para descobrir boas palavras-chave

Não adianta você escrever um post no seu blog se as pessoas não procuram por aquele conteúdo. É muito mais proveitoso para você e para os visitantes terem conteúdos relevantes, ou seja, aquilo que o público de fato busca.

Não elabore palavras-chave da sua cabeça, um bom marketing leva em consideração o comportamento do consumidor, e neste caso estamos falando de entender o que ele anda procurando no Google!

Então, abaixo relaciono 4 ferramentas que eu utilizo com muita frequência para gerar uma lista de assuntos para um blog.

LINKS:

www.keywordtool.io

www.google.com/adwords

www.google.com/trends

www.kwfinder.com

Abaixo comento mais sobre elas, como utilizo na geração de conteúdo relevante e como elas funcionam!

keywordtool.io

A Keywordtool.io é uma ferramenta que se orienta pelas sugestões automáticas do Google. Tente escrever algo na pesquisa, o Google vai tentar advinhar o que você está escrevendo. Ele faz isso com base na tendência que ele percebe das pessoas buscarem por algo.

Logo essa ferramenta te pede uma palavra-chave inicial e vai te trazer uma lista de A a Z dos complementos adicionais mais comuns para essa palavra-chave, baseado nas sugestões do Google.

O que isso quer dizer? Que você vai rapidamente obter uma lista de palavras-chave que possuem potencial de tráfego qualificado para a sua loja virtual.

Faça uma revisão, afinal nem tudo pode servir para você e então comece a escrever conteúdos para o seu blog até cobrir toda essa lista. Depois de 6 meses me fale aqui se você obteve mais tráfego gratuito, aposto que sim!

 

google.com/adwords > ferramentas > Planejador de Palavras-Chave

O planejador de palavras-chave do Google Adwords é a fonte de tudo. É de lá que ferramentas como o Keywordtool.io e o KWFinder vão tirar a informação de volume de buscas mensais de cada palavra-chave.

Essencial utilizar essa ferramenta do Google antes de criar seus anúncios patrocinados.

As vezes o Google não informa precisamente o volume da palavra-chave e sim uma média, outro questão é que é uma ferramenta ampla e as vezes complexa, com isso você pode acabar não conseguindo uma lista de ideias tão facilmente quanto no KeyWordTool.io – mas vale a pena aprender a usar!

google.com/trends

O Google Trends é uma ferramenta importantíssima para você conhecer o histórico das buscas de uma palavra-chave e saber se aquilo está em alta, em baixa, comparar com outras palavras-chave e até descobrir sazonalidades do seu segmento!

É possível filtrar por país e assim descobrir quais estados do Brasil mais procuram por essa palavra-chave. Você pode começar a fazer campanhas pontuais para outros estados não explorados por você e pela sua concorrência por exemplo!

Gosto de usar essa ferramenta para ter uma ideia geral de um segmento de forma rápida, ou então depois de obter a lista de palavras-chave na KeyWordTool.io eu faço uma enxugada na lista e priorizo aquilo que mais tem buscas para só então começar a escrever meus posts!

 

kwfinder.com

Posso dizer que ajudei essa ferramenta a crescer e eu fui primeiro quem pediu a eles que introduzissem o idioma Português! Começaram tímidos e hoje já estão com nome forte no meio da galera que faz SEO.

A KWFINDER mescla dados do Planejador de Palavras-chave do Adwords com os dados históricos do Google Trends e ainda informações de PESO de competitivadade de SEO – tudo numa mesma tela. É lindo e muito prático! Sou fan dessa ferramenta e já participei de vários cursos, inclusive do meu amigo Paulo Faustino, que ajudam também a divulgar o potencial da KWFINDER.

 

É isso ai! Gostou das dicas? Comente e se você fizer sua lista e praticar ela, me dê um retorno aqui no futuro sobre os seus resultados! Bom trabalho e boas vendas!