Central de Ajuda

Como configurar o Spam Assassin

O Spam Assassin é uma ferramenta anti-spam que baseia-se na pontuação de cada provedor de email para fazer o bloqueio das mensagens. Vamos mostrar aqui como realizar a configuração através do cPanel da sua hospedagem.

Primeiro, acesse o cPanel referente ao seu domínio. Se não souber como acessar, veja esse tutorial mostrando como acessar o cPanel.

Uma vez no cPanel, procure por spam para buscar a função Apache SpamAssassin e clique sobre ela.


 

Logo no início da próxima tela, você verá a situação geral da configuração. Se estiver habilitado, aparecerá como na imagem abaixo. Se não tiver habiltado, você verá um botão Enable Apache SpamAssassin, basta clicar sobre ele para que a função seja habilitada.


O SpamAssassin pode ser configurado para excluir automaticamente mensagens de spam que estejam acima de uma determinada pontuação. Quanto maior a pontuação, maior a chance da mensagem ser realmente um spam. Você pode escolher qual pontuação mínima uma mensagem deve alcançar para ser automaticamente excluída, ou pode desativar essa função clicando em Disable Auto-Delete Spam.


Você pode também utilizar uma Caixa de entrada de Spam, para onde todas as mensagens identificadas como spam serão enviadas. Para ativar, clique em Enable Spam Box. Caso queira desabilitar, clique em Disable Spam Box. Você pode também limpar toda a Caixa de entrada de Spam clicando em Clear Spam Box.


Por fim, você pode adicionar domínios ou emails específicos em Blacklist ou Whitelist. Para isso, clique no botão Configure Apache SpamAssassin. Os domínios ou emails que você marcar como Blacklist terão as mensagens sempre marcadas como Spam. Já a configuração em Whitelist fará com que as mensagens nunca sejam marcadas como Spam. Nos dois casos, você pode utilizar um asterisco (*) para indicar “qualquer coisa” ou “qualquer caracter”. Ex.: *@xpto.com indica todos os emails que terminem com @xpto.com, ou seja, todos os emails que o domínio seja xpto.com. Depois de definir os endereços que deseja bloquear/desbloquear, clique no botão Salvar no fim da página.