Cálculo de Frete dos Correios, como funciona?

Alguns clientes perguntam como funciona o cálculo de frete dos correios e nesse artigo vamos explicar mais, veja!

A plataforma de ecommerce da Brasil na Web possui por padrão o módulo dos correios que calcula o frete para o seu cliente final automaticamente quando ele informa o CEP do endereço de entrega da compra logo na tela do produto, no carrinho de compras ou no checkout final.

Como funciona o cálculo de frete dos correios na loja virtual

A plataforma calcula o frete usando os seguintes dados:

– O seu CEP de origem cadastrado em Menu > Configurações > Opções de Frete > Correios.
– O CEP informado pelo cliente na loja virtual.
– As dimensões cadastradas no produto em cada produto na Aba Dados.
– O peso cadastrado no produto

Os Correios fornecem uma forma de consultar o frete dentro do seu sistema, por meio do Webservice, que é uma forma de conexão criada para que sistemas externos façam consultas no sistema dos Correios.

Com isso a loja envia para o site dos correios via API os dados e retorna com os valores e prazos de entrega, tudo acontece on-line dentro do site dos correios.

O cálculo de cubagem dos correios

Cubagem é a dimensão de espaço em que uma caixa ocupa em peso, isso para quando ele retorna o valor para mais itens na consulta, para a cubagem é usado a seguinte fórmula:

Peso cúbico =  (Comprimento x Largura x Altura) / 6000 (Fator de Cubagem)

(C x L x A)/6.000*

Se o peso cúbico da encomenda for menor ou igual a 10 kg, será atribuído o peso físico (ou real). Para encomendas com peso cúbico maior que 10 kg, valerá o maior resultado após a comparação dos resultados entre o peso físico (kg) e o peso cúbico (C x L x A)/6.000.

Então, sendo um pacote de 5,5 kg de peso físico (um ou mais produtos dentro deste pacote), com as dimensões 70x60x10/6.000 que resultam um peso cúbico de 7 kg, o peso considerado para precificação será o físico, de 5,5 kg. Para o caso do peso cúbico ultrapassar o limite de 30 kg será cobrado valor adicional (seguindo tabela dos Correios).

Atenção no cadastro do produto

Ao cadastrar um produto você vai colocar as medidas da embalagem do produto individual, muito cuidado que é com base neste valores que a plataforma envia para os correios fazer o calculo, então ao cadastrar um produto sempre use pontos no lugar de vírgula, por exemplo, um produto onde seu peso de envio (produto + caixa) seja 125,50 gramas ao cadastrar você vai colocar 125.50 e no campo abaixo colocar gramas como unidade de medida.

Um erro comum é colocar a virgula e o sistema interpretar essa medida com 12550 gramas que convertendo teremos 12,55 quilos, logo o calculo retornará dos Correios errado.

Outro erro comum é mudar a unidade de medida, por exemplo um produto que pese 300 gramas, mudamos para 300 kilos. Além de retornar o calculo errado, ele pode apresentar a mensagem de erro, pois os Correios tem limite de 30 kilos para encomendas de Sedex e PAC, para acima disso você vai precisar de um contrato junto com eles e o serviço de transporte de grandes volumas. via correios, uma vez que este transporta até 30 kilos por encomenda.

O mesmo se aplica para as dimensões:

Comprimento (C) = 105 cm
Largura (L) = 105 cm
Altura (A) = 105 cm

Também existem dimensões mínimas para o cálculo, mas você pode ter encomendas em tamanhos menores, porém será cobrado sobre a faixa mínima.

Agora vamos configurar o módulo no painel da loja.

Configure o módulo dos correios no Painel da Loja

Primeiro, configure o seu módulo dos correios para ter pleno funcionamento deste recurso. Itens importantes de serem configurados!

  • CEP de Origem.
  • Serviços que vai ofertar (exemplo PAC. Sedex, etc…) e/ou seus descontos.
  • Valor Adicional
  • Prazo Adicional
  • Peso e Medidas dos produtos (Cadastro de produtos)

Este dados devem estar corretos no cadastro do módulo e do produto para que possam ir no site dos Correios e retornar preço e prazo corretos. Abaixo temos um vídeo detalhado do módulo dos Correios, assista!

 

CONFIGURAÇÕES DO O MÓDULO

Agora vamos no módulo dos Correios que fica em Configurações > Opções de Frete aqui vamos seguir o teste, vou colocar o CEP de origem,  marcar a opção de “declarar valor” e Habilitar o módulo.


 

Cadastro de produto correto com Peso e Medidas

Agora vou entrar em um produto qualquer e mudar a sua dimensão e peso como na simulação que fizemos nos correios.

Aqui uma DICA IMPORTANTE não confunda as medidas de dimensão, pois neste exemplo ai em cima, se mudarmos centímetros para metros, ao invés de ter 13 centímetros vai ser 13 metros e não vai ser calculado, pois os Correios tem um limite para envio de Sedex, se usa metros converta o valor, que seria de 0,13 metros, ok?!

Agora vou na loja e entrar neste produto que alterei e testar o mesmo CEP de destino que colocamos lá em cima, e veja:

Compare A Simulação No Site Dos Correios

Vamos no site dos Correios para fazer uma simulação de envio, aqui vou usar dois CEPs da mesma cidade para testar, simular o serviço do SEDEX usar as dimensões da embalagens dele, o peso mínimo e declarar o preço do meu produto.

E depois disso vamos clicar em enviar e veja o resultado:

Aqui temos o Preço do Serviço e o Valor Declarado: R$ 18,62, vou desconsiderar o Preço da Embalagens deles, isso porquê você mesmo pode fazer a embalagem. Outa dica é adicionar ao preço do produto este custo ou no próprio módulo dos correios.

Viu como os valores batem, desta forma sua loja sempre vai trazer o valor que os Correios fornecerem para a loja virtual.

Lembrando que o que vale na hora de postar um objeto nos Correios é o volume da embalagem e não o volume do produto sem embalagem, então, tenha em mente que o cálculo deve ser feito considerando o tamanho de postagem das embalagens.

Caso sua embalagem comporte mais produtos dentro, encontre uma média de dimensões de forma que você não tenha grandes divergências na hora de despachar a encomenda! BOAS VENDAS!

 

Este artigo foi útil para você?!