O que são Meta Tags? Como utilizá-las no meu site?

Olá pessoal, vamos falar de META TAGS hoje. Por incrível que pareça milhões de sites criados há alguns anos atrás ainda não usam deste recurso!

 

O que são meta tags? Pra que servem?

Alguns sistemas de buscas, como o Yahoo e o Google, fazem uso de TAGS (códigos) especiais para permitir uma melhor indexação dos sites em seus resultados. Neste tutorial descrevemos brevemente algumas das mais famosas “METATAGs “. O ideal é que sejam colocadas em todas as páginas de seu site, ou preferencialmente na página raí­z do mesmo (index.php, index.htm, index.html e etc…), sempre inseridas no HEAD do código HTML


EXPLICAÇÕES:

NAME valores:
META tags com o atributo “name ” são usadas para outros tipos de controles que não correspondem as chamadas HTTP. Porém muitas vezes, alguns “robô´s ” não fazem distinção entre os valores em “name ” ou “http-equiv”.

Description:

Um pequena descrição sobre o respectivo conteúdo da página com no máximo 170 caracteres, utilizado pelos buscadores como grande fonte de informação preliminar sobre o conteúdo da página.

Keywords:
Não mais levadas em consideração pelo Google, mas ainda por alguns buscadores como Yahoo ou Bing de forma a tentar identificar também as informações da respectiva página do site.

Robots:
Informa aos “robô´s ” de alguns sistemas de buscas, se devem indexar apenas a primeira página (atributo INDEX) ou se devem continuar e indexar todas as páginas (atributo FOLLOW). Outros atributos são:: “NOINDEX, NOFOLLOW”

Author:
Tipicamente usado para informar o autor da página.

Generator:
Tipicamente usada para informar a ferramenta HTML usada para construir a página.

Expires:
Usado para informar ao Browser quando o documento será considerado expirado. Indiretamente também pode ser usado para controlar o diretório CACHE do usuário, exemplo: Caso o documento tenha sido expirado, o Browser fara um novo “request ” ao Site e pegará uma nova cópia da página, não lendo a página no cache. Se for utilizado um valor, por exemplo 0 (zero), isso fará com que o Browser sempre faça um novo “request ” e pegue a nova página. Também serve para informar aos “robô´s ” dos sistemas de buscas a validade do Site e automaticamente o pageamento do registro no Sistema de busca e eventualmente agendado um nova visita ao Site. A data tem que ser no formato RFC850.

Content-Type:
Usado para informar ao Browser o conjunto de caracteres a ser usado. Normalmente esta tag é colocada pelo editores HTML.

Refresh:
Especifica o tempo que o Browser usará para atualizar a leitura, opcionalmente pode ser usado para redirecionar para outra página.

Set-Cookie:
Coloca um valor ao “cookie” do Netscape Navigator. Valores com data expirada serão consideradas permanentes e serão salvas no disco no fechamento do Browser.

Espero ter ajudado! Se gostou ou tem dúvidas, comente! =)

CompartilharShare on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someone