Pix para E-commerce: Veja os benefícios que oferece ao seu negócio

Benefícios do pix para e-commerce

Você já fez algum pix para e-commerce? Bem, pode até ser que ainda não tenha realizado um pix para comércio eletrônico, mas certamente em algum momento nos últimos meses experimentou essa modalidade de pagamento.

Criado pelo Banco Central e em uso desde novembro de 2020, o pagamento instantâneo, popularmente chamado e conhecido por PIX, tem conquistado e se tornado a preferência dos brasileiros. Isso porque, do dia do seu lançamento até hoje, aproximadamente 75 milhões de pessoas já usaram o sistema, segundo dados da instituição. Além disso, no mês de abril deste ano foi constatado que o número de transações instantâneas realizadas ultrapassou a quantidade das transferências tradicionais (TED e DOC) efetuadas.

Essa aceitação e consequentemente sucesso do pix está relacionada ao cumprimento do objetivo pelo qual ele foi desenvolvido: simplificar e facilitar a rotina tanto de quem compra, quanto de quem vende. Assim, por se tratar de um meio de pagamento eletrônico rápido, sem taxas e disponível 24 horas por dia nos sete dias da semana, o pix para e-commerce oferece muitos benefícios ao seu negócio. Confira!

Pix para e-commerce: 6 motivos para aderir

Especialmente em uma época em que houve um aumento considerável nas vendas online devido a pandemia ocasionada pelo Coronavírus, o pix chegou oferecendo praticidade, comodidade e agilidade. As vantagens desse sistema financeiro são tantas que rapidamente o varejo passou a implementar o formato de pagamento que hoje já pode ser encontrado como opção em diversas lojas e, principalmente, nos e-commerces.

Pensando nisso, separamos 6 motivos para você aderir as transações via pix para e-commerce no seu negócio!

1 | Aumento da base de clientes e a maior fidelização

De acordo com a pesquisa Me, My Life, My Wallet (Eu, Minha Vida, Minha Carteira) da KPMG, sobre hábitos de consumo em 2021, 26% dos consumidores afirmam que realizar transações de compra fáceis é o que mais esperam de uma empresa. Isso mostra o quanto a facilidade para pagar é um fator determinante na jornada de compra do consumidor do e-commerce.

Lembre-se, quanto mais eficiente for o seu processo de vendas, menores as chances do cliente mudar de ideia e adiar a compra. Outro aspecto positivo e que beneficia ambos os lados, é que a agilidade de aprovação do pagamento proporcionada pelo pix para e-commerce acelera o status do pedido e pode fazer com que o consumidor receba os produtos antes do prazo informado. Ponto para o seu negócio, que não apenas realizou a venda, como deixou o cliente satisfeito!

2 | Menor desistência de compras

Sabia que o tempo que se leva para fazer um pagamento e as ações necessárias para finalizar a transação estão entre as principais razões pelas quais os consumidores desistem da compra? Não adianta nada escolher os produtos de forma prática e rápida, mas não conseguir concluir o processo porque precisa preencher diversos formulários.

E mais decepcionante ainda, dedicar um tempo para preencher o que foi solicitado e só depois descobrir que nenhuma das formas de pagamento oferecidas no site se encaixa para você. Triste para os consumidores, e ainda mais para quem vende, visto que essas desistências podem representar para o comércio eletrônico uma perda de U$2 a 4 trilhões por ano, conforme pesquisa do Baymard Institute.

Logo, o pix para e-commerce colocou fim a esse transtorno. Esse formato de pagamento permite que qualquer consumidor que possua conta no banco possa realizar o pagamento online, sem necessidade de cartão de crédito ou débito. Além disso, deixou para trás a emissão de boletos, que demorava dias para compensar o pagamento.

3 | Transações rápidas e seguras

Isso é unanimidade entre os consumidores e proprietários das lojas virtuais, pagar e receber de forma ágil e segura.

Com o pix para e-commerce o cliente não precisa perder tempo preenchendo diversas informações do destinatário. Utilizando uma chave única, ou seja, um só dado (como por exemplo o CPF), a transação é aprovada. E após inserir essa chave única e o valor a ser transferido, o dinheiro leva apenas alguns segundos para entrar na conta do favorecido.

É importante salientar que a ferramenta foi desenvolvida para oferecer total segurança nas transações com base em regras de criptografia, processos de autenticação, assinatura digital e gestão dos certificados digitais, Logo, o pix para e-commerce pode e deve ser considerado tão confiável quanto as tradicionais transações via TED ou DOC.

4 | Contribui para a redução de custos

O pix para e-commerce proporciona aos proprietários das lojas virtuais uma redução de custos. A modalidade de pagamento instantânea é menor do que os valores cobrados para gerar boletos ou custear as taxas das transações via cartão.

5 | Maior controle do caixa

Como qualquer aplicação de pagamento digital, a transação do pix para e-commerce fica registrada no sistema. Dessa forma, você consegue ter mais controle financeiro sobre o que entrou no seu caixa ao finalizar o dia.

6 | Fim do estorno por fraudes

Quem é empreendedor sabe que quando um cartão de crédito é fraudado e uma compra é feita no e-commerce, o prejuízo do envio do produto fica todo com a loja. Já quando é feito um pix para e-commerce, a instituição financeira ou fintech é quem responde para o cliente pela falha na segurança, evitando que o seu negócio seja penalizado injustamente.

Com o pagamento instantâneo o e-commerce só é obrigado a devolver o dinheiro do consumidor quando não tiver o produto em estoque ou por algum motivo não puder efetuar a entrega.

Gostou do nosso conteúdo? Aproveite a facilidade do PIX para e-commerce e não deixe de criar a sua loja virtual.

No mercado desde 2005, a Brasil na Web respira e-commerce e busca oferecer uma experiência cada vez mais diferenciada para os clientes e parceiros.

Venha fazer do e-commerce seu investimento de sucesso!

CompartilharShare on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someone

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>