Significado das cores nas embalagens personalizadas para loja virtual

Um ponto fundamental a ser observado na criação de embalagens personalizadas são as cores utilizadas. As cores têm diversos significados que impactam de forma inconsciente, além de estar em harmonia para não causar desconforto.

A simbologia das cores é de grande importância no marketing para transmitir diferentes sensações diante da criação de site, loja virtual, marcas, embalagens e qualquer outro material que represente um ponto de contato entre sua empresa e o público.

A cor tem o poder de atração da sua marca, estímulo da compra na sua loja, transmissão de confiabilidade no seu site, inúmeras influências e fatores de decisão para que seu negócio obtenha reconhecimento e diferenciação no mercado.

 

roda-de-cores

 

As cores podem despertar certas sensações e por isso têm significados diferentes, confira os significados das cores a baixo.

 

AZUL

A cor azul está relacionada com a nobreza e costuma ser usada para transmitir harmonia, tranqüilidade e serenidade. Honestidade, lealdade, responsabilidade e conservadorismo.

Sugere uma sensação de tranqüilidade. É uma boa cor para um psicólogo ou consultor financeiro. Quando escuro, é ideal para promover um negócio seguro, ambicioso e determinado.

Sendo uma cor fria, por vezes é associada à monotonia e depressão. O azul é utilizado em negócios corporativos por ser produtivo e não invasivo. Cria senso de segurança e promove confiança da marca. Pode ser associado à limpeza e paz, diminui o apetite e estimula produtividade.

VERDE

Esta é a cor mais associada à natureza e ao sentimento de esperança, mas também está relacionada com conceitos como saúde, dinheiro, vitalidade e juventude. Muitas vezes é usada em ambientes para ter um efeito calmante.

O verde remete a frescor, equilíbrio e harmonia. Usado em lojas e estabelecimentos – principalmente os de saúde – para relaxar os visitantes.

Freqüentemente relacionado a questões ambientais e produtos de apelo sustentável. Sendo uma cor equilibrada e rejuvenescedora, representa estabilidade e tranqüilidade.

AMARELO

Utilizada para passar a sensação de luz e calor, o amarelo estimula o raciocínio e a criatividade. Também pode ser usada para representar alegria, otimismo e jovialidade.

Associado ao vermelho, o amarelo também tem seu poder de estimular apetite. Mas sua utilização isolada estimula o otimismo, por ser uma cor feliz e acolhedora.

É uma boa escolha para chamar a atenção de determinados detalhes ou sinalizar cautela. Ajuda a concentrar a atenção, estimular o intelecto e sugere animação.

ROXO

O significado da cor roxa está muitas vezes associado à espiritualidade, mistério e misticismo. Pode ressaltar criatividade e imaginação.

Por outro lado, representa sucesso, nobreza, riqueza, por se associar a sabedoria e respeito. Estimula o pensamento abstrato, remete ao mistério, transmite calma e sensatez.

Esta cor é obtida através da mistura do azul e vermelho e costuma ser usada para transmitir melancolia.

Freqüentemente utilizado em produtos de beleza e bem-estar, bem como artigos de luxo. Favorita entre as adolescentes, amplamente usado para atrair este público. Representa marcas e serviços criativos, inteligentes e imaginativos.

ROSA

É a cor do romantismo e da delicadeza, sendo mais associada ao mundo feminino.

Os diferentes tons podem ter significados diferentes, mas normalmente esta cor é usada para se referir ao amor e à inocência. Aplicado em ações de causas femininas, marcas delicadas e produtos infantis.

Comumente utilizado em estabelecimentos jovens, docerias e lojas que tem por objetivo se destacar no mercado com produtos diferenciados e inovadores, por estimular o desejo de iniciar ações individuais.

VERMELHO

Esta cor quente transmite muita energia e simboliza a paixão e amor.

É uma cor forte e por isso muitas vezes também pode ser associada ao poder e violência. É conhecida por estimular a circulação e melhorar a auto-estima.

O vermelho é estimulante e induz a ação. Por isso é comumente utilizado em liquidações e ações promocionais, buscando atrair compradores compulsivos. Também usado em sinalizações de urgência, para chamar a atenção do usuário e forçá-lo a refletir antes de tomar uma decisão.

Devido a sua simbologia quente e dinâmica, o vermelho é aplicado em liquidações e marcas promocionais, placas e sinalizações de urgência e estabelecimentos alimentícios, principalmente os fast-food, por estimular o apetite.

Mas cuidado: quando o assunto é lazer, o vermelho pode significar uma recusa.

LARANJA

É criada misturando vermelho e amarelo e transmite alegria e vitalidade.

Também pode significar sucesso e prosperidade. Transmite entusiasmo, mas quando usada em exagero pode causar ansiedade e desgosto.

Assim como o amarelo, o laranja é utilizado para chamar a atenção, anunciando ações imediatas e impulsivas.

Em marcas, pode representar uma empresa criativa, amigável, alegre e confiante. Por isso, comumente retrata empresas com espírito jovem, que incorporam comunicação e demonstram acessibilidade.

DOURADO

Caro e elegante.

Ouro simboliza qualidade, luxo e opulência. É a cor da vitória e conquista.

MARROM

Considerada a cor da terra, o marrom expressa segurança, maturidade, conforto e simplicidade.

Transmite conceitos associados à seriedade, natureza e sofisticação. Por ser quente, neutra e natural, sugere estabilidade e produtos orgânicos. Em tonalidades mais quentes, estimula o apetite refinado e em tonalidades escuras, se torna neutra como o preto.

Além disso, também é relacionada a produtos naturais e ao estilo de vida saudável.

CINZA

Esta cor neutra corresponde à estabilidade, solidez e ausência de emoções.

Considerado formal, costuma ser utilizado no design corporativo, para indicar profissionalismo, responsabilidade e conhecimento. No mercado tecnológico, representa produtos inovadores e científicos.

Sua principal utilização é para ressaltar outras cores, mas é associado à tecnologia e universo corporativo. Conservador, moderno, formal, sólido, o cinza é flexível e agradável.

Na maior parte das aplicações, permite que outra core e elementos se destaquem em harmonia. Muitas vezes é usada para representar elementos sofisticados.

BRANCO

Representa a paz, a purificação, inocência e a clareza, ressaltando luminosidade, limpeza e tranqüilidade.

O cuidado em sua utilização assegura uma interpretação correta de suas intenções, combinado com outras cores proporciona harmonia.

Transmite a idéia de frescor e calma. O branco é responsável pelo pensamento lógico e competência comunicativa.

PRETO

Esta cor está relacionada à solidão e isolamento e considerada uma cor sofisticada e elegante.

A cor preta é obtida quando ocorre a absorção de todas as radiações do espectro solar.

Por conta da neutralidade, costuma ser utilizado em tipografias e áreas importantes do design da informação, uma vez que facilita a leitura e interpretação da escrita.

É flexível e se associa a diferentes conceitos, determinantes pela cor que o acompanha, podendo ser moderno ou conservador, tradicional ou inovador, mas altamente elegante e sofisticado.

Agora é hora de personalizar a embalagem para os produtos da sua loja virtual pensando nestes conceitos e nos valores que sua marca deseja transmitir.

 

Quer comprar embalagens personalizadas para sua loja virtual?

Compre agora e use o cupom: BRASIL NA WEB

 

Te ajudei? Comente e deixe sua opinião pra nós!

Boas vendas e sucesso nas vendas!

CompartilharShare on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someone