Comércio eletrônico 2022: Sete tendências que devem dominar

Comércio eletrônico 2022: Sete tendências que devem dominar

Que as lojas virtuais estão em alta desde 2020 nós sabemos, mas diante desse crescimento acelerado das vendas online no país, o que deverá dominar o comércio eletrônico em 2022? 

 

Nós aqui da Brasil na Web listamos sete tendências para o ecommerce em 2022:

01 | Compras por voz

A compra ou pesquisa por voz promete ser uma das tendências para o comércio eletrônico 2022. Esse recurso de acessibilidade deve se disseminar no próximo ano devido a praticidade que proporciona aos consumidores.

Estima-se que em aproximadamente três anos 40% das transações serão finalizadas, ou pelo menos iniciadas, por meio de comando de voz.

 

Um case de compras por voz de sucesso é a Alexa da Amazon. Basta realizar os comandos de voz que a assistente virtual não apenas adiciona os produtos ao seu carrinho, como finaliza a compra.

02 | Compras pelas redes sociais

Pagamento pelo WhatsApp,  Facebook Shopping, Loja no Instagram, Pinterest com anúncios e as redes sociais de forma geral devem ganhar destaque no comércio eletrônico 2022 e viabilizar diversas compras diretas.

 

As redes sociais já fazem parte da decisão de compra de muitos usuários e por isso, certamente o aprimoramento das compras via redes sociais deve estar em alta. Imagina poder participar de uma Live Commerce e poder clicar no botão para comprar aquele produto? Genial, certo?

[LEIA TAMBÉM SOBRE SOCIAL COMMERCE]

03 | Agilidade nas entregas

Uma grande tendência que deve permanecer no comércio eletrônico 2022 é a agilidade nas entregas, uma vez que os consumidores apreciam e ficam satisfeitos sempre que recebem suas compras antes do prazo previsto. Podemos, inclusive, afirmar que esse é um dos maiores diferenciais de quem atua no mundo dos e-commerces.

 

Fato é que os consumidores se acostumaram a receber seus pedidos um dia após o pagamento ou até no mesmo dia, e não abrem mão disso. Logo, investir numa estratégia que acelere esse processo e o torne mais eficiente é uma etapa fundamental para o sucesso de um e-commerce, uma vez que aumenta a satisfação dos clientes, atrai e fideliza novos consumidores e otimiza as demandas da empresa. 

04 | Novos meios de pagamento

Há um ano houve a implementação do Pix, modalidade de pagamento instantâneo que atualmente tem feito cada vez mais sucesso, e se tornou uma preferência e praticamente unanimidade entre milhares de consumidores brasileiros. Desde que foi lançado, o sistema foi usado mais de 1,6 bilhão de vezes e movimentou mais de R$ 4 trilhões.

 

Conforme o Banco Central (BC), em setembro deste ano, as transações feitas pelo Pix superaram as realizadas por boletos, TEDs, DOCs e cheques somados. Assim, o Pix vem passando por constantes transformações e avanços. O Pix Saque e o Pix Troco foram lançados em 29 de novembro e são os mais recentes. 

 

Já para o próximo ano, a entidade divulgou que têm estudado a possibilidade de lançar novas funções, como débito automático e parcelamento. Então, pode ser que isso aconteça, juntamente com outros métodos de pagamento, como as carteiras digitais que podem ganhar mais força, outras moedas, o cash back (dinheiro de volta), e muitas outras. Dessa forma, o comércio eletrônico 2022 será amplamente beneficiado, possibilitando o aumento das taxas de conversão.

05 | Marketing de influência

Com a concorrência dia após dia mais acirrada, uma super tendência para o e-commerce em 2022, 

será o investimento em Marketing de influência. Muito utilizado em 2021, a estratégia foi desenvolvida nas principais plataformas digitais, como Instagram, YouTube, TikTok e LinkedIn. 

 

Trata-se de uma abordagem que usa determinadas pessoas consideradas pela maioria como influenciadoras. Ou seja, elas têm poder de convencimento ou liderança, e são capazes de influenciar na decisão de compra a favor de um negócio.

 

Investir no marketing de influência amplia o engajamento da marca, aumenta os números de conversão e transmite mais confiança ao público.


Importante lembrar que o que manda não é o n° de curtidas de um influencer e sim o seu engajamento e poder de convencimento. Muitos nano influencers (até 1000 seguidores) conseguem fazer mais vendas do que perfis gigantescos.

 06 | Produtos eletrônicos

Prever quais produtos estarão em alta no comércio eletrônico 2022 é uma grande incógnita, entretanto, produtos que devem se disseminar bastante continuam sendo itens eletrônicos, de informática, telefonia e todos relacionados à tecnologia. Isso indica que as categorias que perderam força durante o período mais crítico da pandemia e lockdown irão se fortalecer.

 

Entre eles podemos citar: serviços de bilheteria, compras de passagens, atrações musicais e turísticas, entretenimento e aplicativos de serviços. Todos estes prometem crescer de modo expressivo. Outros segmentos que devem surpreender são os de alimentos e bebidas.

07 | Live Commerce

As lives commerces ganharam visibilidade durante a pandemia após algumas apresentações feitas por artistas reconhecidos.

Trata-se de uma nova forma de comércio onde o público/consumidor pode apontar o celular para um QR Code que o direciona a um link de pagamento. Esses valores podem corresponder a variadas finalidades: ingressos, doações, compra de um produto, entre outros.

 

Live Commerce é uma estratégia de vendas e divulgação de produtos e serviços realizados no ambiente online que tem tudo para crescer no comércio eletrônico 2022. Isso porque esse formato integra transmissões ao vivo (Lives) atrelado aos objetivos de um e-commerce tradicional, com o propósito final de esclarecer as dúvidas da audiência em relação a um determinado produto e serviço, aumentando a confiança e credibilidade da marca e elevando significativamente as possibilidades de venda.

 

Na China, por exemplo, mais de 320 milhões de pessoas efetuaram ao menos uma compra por transmissão ao vivo (livestream) em 2021.Já aqui no Brasil, segundo o portal Mercado e Consumo, a Americanas obteve mais de 6,8 milhões de buscas pela marca na internet como resultado do investimento massivo em patrocínio na edição do Big Brother Brasil (BBB) 2021.

 

Gostou desse conteúdo? Interaja conosco e deixe uma mensagem!

CompartilharShare on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someone

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>