E-commerce brasileiro fatura R$ 53,4 bilhões no primeiro semestre de 2021

E-commerce brasileiro fatura R$ 53,4 bilhões no primeiro semestre de 2021

Você sabia que no primeiro semestre de 2021 o e-commerce brasileiro faturou R$ 53,4 bilhões? E é claro que não poderíamos deixar de compartilhar essa informação tão relevante, uma vez que somos apaixonados por esse universo e vivemos dele.

 

É importante salientar que o e-commerce brasileiro bateu recorde de vendas no país em um ano onde ainda estamos tendo que lidar com inúmeras sequelas emocionais e físicas provocadas pela pandemia da Covid-19. 

 

De acordo com um apontamento da 44ª edição do Webshoppers, pesquisa desenvolvida pela Ebit Nielsen, empresa especializada em análise do comércio eletrônico e realizada em parceria com o Bexs Banco, o faturamento do comércio eletrônico no primeiro semestre de 2021 foi de R$ 53,4 bilhões e houve um crescimento de 31% em relação ao mesmo período de 2020.

O crescimento do E-commerce brasileiro era previsto

Conforme levantamento da Visa Consulting & Analytics, essa tendência já vinha sendo estabelecida desde o início da atual crise sanitária, quando aproximadamente 70 mil empresas entraram para o comércio eletrônico.

 

Ainda com base no estudo, foi possível identificar esse fenômeno e prever esse crescimento do e-commerce brasileiro entre os meses de abril e junho de 2020, quando as medidas de quarentena e o isolamento social foram estabelecidas em todo o país.

A pandemia consolidou o e-commerce brasileiro uma vez que os hábitos dos consumidores mudaram. Muitos que anteriormente compravam somente nas lojas físicas ou nunca haviam feito compras online, acabaram migrando para o e-commerce devido ao isolamento e distanciamento social. O resultado? O e-commerce brasileiro encerrou o ano de 2020 com um acumulado de mais de 73% de aumento nas vendas online.

 

E-commerce brasileiro: O céu é o limite

 

Diante deste cenário, quando falamos em e-commerce brasileiro o céu é o limite. E se depender dos empreendedores esse faturamento vai só aumentar. É que um balanço recente divulgado pela Serasa Experian, empresa de análise de crédito, revelou que, em média, 47,1% das micro, pequenas e médias empresas pretendem ampliar seus investimentos em plataformas digitais para aumentar as vendas mesmo após a pandemia.

 

A pesquisa ainda apontou que os gastos em tecnologia para vendas remotas com qualidade devem não apenas se manter, mas aumentar: 85,8% dos empreendedores que já atuavam no digital afirmaram que consideram de extrema relevância seguir investindo no e-commerce brasileiro.

 

Fato esse que enfatiza cada vez mais a transformação digital pela qual a maior parte das empresas do nosso país estão passando.

 

E-commerce brasileiro x Novos hábitos de consumo

Se no começo da pandemia comprar pela internet parecia uma missão quase impossível e um tanto quanto estranha para alguns consumidores, hoje as compras online se tornaram cada vez mais atraentes e sedutoras. Isso porque consumir através do e-commerce brasileiro representa não apenas comodidade, mas segurança, economia de tempo e principalmente de dinheiro.

 

Conforme pesquisa da Webshoppers – relatório sobre o comércio eletrônico brasileiro – ao menos 17% dos consumidores fizeram sua primeira compra pelo e-commerce brasileiro neste ano de 2021.

 

E-commerce brasileiro: Por que investir no virtual?

Primeiro é que a nossa sociedade está cada vez mais digital. Tanto que, às vezes, a gente nem separa mais tanto o online do offline. Por isso, estar no online faz toda a diferença. 

 

Muitos consumidores começam o desejo pela compra de algum produto ou serviço através de algum contato através do digital: seja em postagens em redes sociais, seja em vídeos no Youtube ou mesmo em alguma pesquisa realizada no Google.

Além disso, quem teve uma boa experiência de compra no online, continuará fazendo suas compras virtualmente pois, além de ser prático, costuma ser mais barato,

 

Agora, olhando para o lado do empreendedor, investir em um negócio online costuma ser mais barato do que investir em um negócio físico. Isso porque, no Online você não precisa ter um ponto super estratégico, em avenidas e polos comerciais que passam muitas pessoas. Só neste quesito o empresário economizará uma fatia boa, que poderá ser alocada para o investimento em tráfego pago, por exemplo. 

 

Muitos negócios no Brasil começam em suas próprias casas e, à medida que o negócio vai crescendo, vão ampliando o local de armazenamento das mercadorias.

 

Outro fator é que não são necessários uma quantidade muito grande de vendedores, já que é a página do produto que irá fazer o papel do vendedor. Por isso é importante ter cadastro de produtos muito bem feitos. 

 

Mas, isso não quer dizer que não deva ter atendimento humano seja via Whats App ou Chat online em sua loja virtual. Esse contato com pessoas faz toda a diferença para usuários que ou estão com dúvida sobre algum produto ou apenas querem se certificar de que a empresa realmente existe.

 

Dito isto, tudo indica que tanto para empreendedores quanto paraquantopara  consumidores, o e-commerce brasileiro continuará sendo a opção da maioria das pessoas, mesmo após a pandemia.

 

E-commerce brasileiro: Como migrar para o universo digital?

 

Se você está pensando em fazer parte do mundo das vendas online, a primeira coisa que precisa é fazer o planejamento do seu ecommerce.

 

Aqui na Brasil na Web a gente tem um material muito completo que foi desenvolvido por especialistas em e-commerce para que você possa começar o seu negócio com o pé direito.

 

Basta baixar o material pelo link: 

[START KIT PLANEJAMENTO DE E-COMMERCE]

 

E se tiver alguma dúvida, chama a gente no direct do Instagram @brasinaweb. Teremos o prazer em responder suas dúvidas. 

 

Feito o planejamento, é hora de escolher a plataforma de e-commerce.

 

É fundamental que ela seja profissional, fácil e flexível, para que você mesmo consiga configurar suas informações conforme suas necessidades. Entre elas: cadastrando os produtos, meios de pagamento, fretes e todas as demais funcionalidades que estiverem à sua disposição.

 

[LEIA TAMBÉM: COMO ESCOLHER A PLATAFORMA DE ECOMMERCE]

 

Se quiser experimentar uma loja virtual para ver as funcionalidades, e certificar de que a plataforma se encaixa com o seu negócio, aproveite o período de 30 dias grátis para testar a plataforma da Brasil na Web.

 

Além de testar, você terá acesso aos nossos consultores de e-commerce, que te ajudarão  a entender as necessidades do seu negócio e instruir sobre o que será necessário para montar sua Loja Virtual de sucesso e começar a vender online. 

 

Conheça a plataforma de E-commerce Gratuitamente 

 

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