Google amplia segurança no Gmail para combater espionagem da NSA

Google amplia sua segurança dando mais um passo em sua postura contra a espionagem da NSA prometendo usar uma conexão HTTPS criptografada cada vez que um usuário do Gmail verificar ou enviar um e-mail.

O Gmail aplicou a criptografia HTTPS por padrão em todo o serviço em 2010, mas este anúncio significa que ninguém seria capaz de ” ouvir ” as mensagens enquanto viajam de usuários para os servidores do Gmail.

No ano passado, surgiram relatos de que os pacotes de dados não criptografados que passavam através das ligações de fibra ótica entre os centros de dados privados poderiam ser interceptadas por espiões do governo , sem o conhecimento dos operadores de centros de dados,  permitindo que o governo o acessasse milhões de registros diariamente das redes internas do Yahoo e do Google. Para resolver isso, o Gmail agora criptografa mensagens movidas internamente, bem como elas se movem entre próprios Data Centers do Google.

Para os serviços em nuvem , incluindo e-mail , a segurança é uma grande preocupação do usuário . Os provedores de serviços estão em uma posição única para oferecer aos clientes segurança, e um novo estudo da Microsoft mostra que os usuários estão dispostos a pagar por isso. Segundo a Microsoft, 60 por cento dos clientes pagariam o seu fornecedor de serviço de hospedagem de um prêmio de 26 por cento , em média, por mais garantias de segurança.

No ano passado , o Gmail estava ficou no ar por 99,97 por cento do tempo, que registrou uma média de menos de 2 horas de interrupção para um usuário de todo o ano. No início desta semana , o Google Talk e Google+ caiu para cerca de 3 horas ao ficarem fora do ar.

A tecnologia de Autenticação Dupla ou “Two-factor authentication” está se tornando uma maneira preferida de assegurar os serviços on-line como e-mail, embora não seja perfeito. Recentemente, um novo site foi lançado para ajudar os usuários a determinar rapidamente quais serviços on-line usar a autenticação de dois fatores.

http://twofactorauth.org/

Se você procura por certificado digital SSL para ampliar a segurança do seu site e emails com HTTPS, consulte os certificados digitais da Brasil na Web – os melhores preços de certificado COMODO no Brasil!

 

CompartilharShare on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someone