Ferramenta para prototipação de telas de sistemas, sites e apps

Você teve a ideia de um novo site ou sistema e agora precisa fazer um esboço de como ele é para poder mostrar para uma empresa de desenvolvimento, um amigo ou para aquele seu sobrinho. Enfim, como esboçar o seu projeto de uma forma fácil e rápida?

Alguns profissionais utilizam ferramentas de edição de imagens, como o Fireworks, Photoshop, Ilustrator e CorelDraw, para realizar essa tarefa. Porém essas ferramentas são muito complexas para iniciantes. Bem, você pode pensar… vou usar o MS-Paint, mas logo lhe vem na cabeça que ele não tem todas as ferramentas que precisa. Diante disso você pode procurar por “n” ferramentas on-line que resolvam o seu problema.

Este post visa lhe dar uma luz sobre qual ferramenta usar para prototipagem de telas de sistema, apresentando a ferramenta Balsamiq Mockups.

Criada pela Basalmiq Studio é uma aplicação baseada em Flex (pode ser testada online e a versão completa roda em desktop via Adobe AIR). O download da ferramenta pode ser realizado aqui. A versão trial online possui algumas limitações (ex: não adiciona imagens), mesmo assim já é muito útil: as telas criadas podem ser exportadas para XML e salvas no computador.

A versão paga custa $ 79.00, mas é possível conseguir a licença Free caso você seja  professor ou desenvolvedor de software livre.

Abaixo segue alguns exemplos de telas geradas através do Balsamiq Mockups:

Enfim, caso você esteja precisando de uma ferramenta para protótipos, vale apena dar uma olhada nesta. Fica a dica. Até a próxima!

 

CompartilharShare on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someone