Social Commerce: Veja como usar essa tendência a favor da sua marca

veja como usar o social commerce a favor da sua marca

A sua empresa já usou ou tem utilizado o social commerce? Confira este conteúdo que preparamos e descubra como aproveitar essa tendência a favor da sua marca!

 

Quantas vezes antes de realizar uma compra você pesquisou sobre produtos ou serviços no Google, em fóruns ou blogs? Ou quantas vezes já foi impactado por um anúncio de um determinado item que foi alvo de pesquisa mas que por alguma razão não acabou comprando? Tudo isso faz parte do social commerce.

 

O social commerce pode ser caracterizado como o uso das redes sociais para interagir, se aproximar e proporcionar a troca de informações sobre os seus produtos ou serviços influenciando no processo de compra. Assim, o intuito do social commerce é promover e também vender as suas soluções nas redes sociais transformando todos os seus canais digitais em verdadeiros promotores da marca.

Conceituando o Social Commerce

O Social commerce é um termo em inglês que traduzido para o português significa Comércio Social. Trata-se da união do e-commerce com as mídias sociais. E é graças a essa fusão que hoje os consumidores conseguem ajudar uns aos outros na compra e venda de produtos e serviços virtuais.

E mais que isso, as interações geradas pelo social commerce impactam diretamente em três pontos chaves para qualquer negócio: compra, consolidação da marca e popularização dos serviços ou produtos.

Quer um exemplo de como o social commerce funciona na prática? Certamente em algum momento antes de finalizar uma compra você acessou o site do Reclame Aqui para conferir a credibilidade de uma empresa.  Ou provavelmente já adquiriu algo por ter visto alguém do seu convívio ou algum influenciador digital usando e divulgando a marca ou produto.

Segundo uma pesquisa realizada pela Opinion Box, os brasileiros são altamente influenciados por celebridades em meios digitais em suas decisões de compra.

  • 67% dos usuários do Instagram no Brasil seguem algum influenciador digital;
  • 55% dos entrevistados disseram já ter comprado algo indicado ou utilizado por um influenciador digital;
  • 18,5% afirmam que já foram influenciados por celebridades durante seu processo de decisão de compra;
  • 82% dos brasileiros seguem marcas no Instagram;
  • 47% interagem com posts de empresas e marcas.


Além disso, conforme um estudo da Statista, principal referência no planeta a respeito de dados relacionados ao mundo digital, somente neste ano mais de 40% das pessoas afirmaram ter comprado algo devido ao trabalho dos influenciadores. Um fato interessante é que por conta desse dado, hoje os consumidores brasileiros se tornaram os mais impactados por influência digital no planeta. Posto que até 2019 era ocupado pelos chineses.

Por que o Social Commerce é importante?

A resposta é simples: Porque a maioria dos brasileiros já fez compras pelas redes sociais!

De acordo com o Instituto QualiBest, 62% da população brasileira realizou compras via social commerce.

  • 44% compraram por meio de grupos específicos de compra e venda no Facebook ou no WhatsApp;
  • 25% compraram por meio de anúncios nas redes sociais;
  • 20% adquiriram produtos e serviços em páginas de marcas ou de revendedores;
  • 12% afirmaram ter comprado por meio do anúncio de um influenciador digital.

Os dados da pesquisa ainda apontam que os usuários gostam de interagir com os perfis das marcas nas redes, especialmente os mais jovens. Confira!

  • 89% seguem perfis de marcas no Instagram, e entre as pessoas de 20 a 29 anos, esse número sobe para 97%;
  • 88% dos usuários aceitam ser seguidos por marcas e pessoas que querem divulgar seu trabalho ou seu serviço;
  • Já no Facebook, 80% dos usuários seguem perfis de empresas e marcas, e 78% aceitam ser seguidos por empresas;
  • 39% concordam que as propagandas nas mídias sociais são uma forma de se manter atualizado sobre tendências ou lançamentos;
  •  43% dos usuários consideram os anúncios do Facebook  interessantes;

 

Esses números são uma pequena amostra de quanto os seus potenciais clientes e consumidores estão presentes nas redes sociais e as utilizam quando o assunto é comprar. 

 

De acordo com a  We Are Social, atualmente 4,2 bilhões de pessoas utilizam as redes sociais no mundo, fazendo com que o social commerce evolua a passos largos.

Como aplicar o Social Commerce?

Uma excelente forma de aplicar o social commerce na sua empresa é criando conteúdos relevantes e de valor que exponham pontos positivos do seu negócio. Vale investir num blog, YouTube, no Instagram Shopping (a famosa loja no Instagram) e outros formatos que se adequem ao seu consumidor.

Aqui na Brasil na Web você consegue conectar a sua loja virtual à loja no Instagram, o que facilita muito a interação do seu público com a sua loja virtual, já que, ao marcar produtos em publicações no Instagram o usuário pode clicar nesta publicação e ser redirecionado para a loja virtual, onde poderá finalizar a compra.

Além disso, incentivar a interação do seu público com comentários e avaliações. Foque também em algumas boas práticas para melhorar a sua reputação e proporcionar uma experiência agradável ao seu cliente.

Dialogue com os seus consumidores, produza conteúdos que sejam condizentes com o seu público alvo, bem como nunca negligencie o seu e-commerce ao dar início as suas estratégias de social commerce.

Lembre-se, o objetivo final é gerar vendas independente do canal que você utilize. O social commerce é uma das tendências para este ano e o conceito de omnicanalidade não para de crescer. Ou seja, você precisa estar sempre presente para atender o seu consumidor em todos os locais em que ele se encontra, sejam quais forem.

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