Como escolher o meio de pagamento para loja virtual

imagem como escolher meio de pagamento

Tão importante quanto escolher uma plataforma de ecommerce, para vender os seus produtos na internet é escolher o meio de pagamento.

O meio de pagamento escolhido vai interferir no seu lucro, na taxa de aprovação de pedidos, no seu capital de giro.

Por isso, na hora de precificar o seu produto precisa levar em conta quais são as reais taxas que podem ser cobradas, o tempo para sacar o dinheiro, as fraudes. Neste artigo, iremos falar tudo o que precisa saber antes de escolher os meios de pagamento para o seu ecommerce. Assim você poderá definir os meios de pagamento que mais fazem sentido para o seu negócio.

Itens que deve considerar antes de contratar a sua forma de pagamento

1 | Taxas cobradas pelos meios de pagamento

Cada meio de pagamento tem suas próprias taxas e elas variam de acordo com a modalidade do pagamento: se à vista ou a prazo, onde é cobrada uma taxa de juros mensal. Em muitos meios de pagamento, é possível repassar a taxa de juros para o cliente. Mas, cuidado, pois, dependendo, pode ser que a sua loja não fique tão competitiva no mercado.

Geralmente os meios de pagamento cobram:

  • Uma porcentagem para pagamento à vista;
  • Uma porcentagem para pagamento a prazo, que é aplicado a cada parcela;
  • Uma taxa fixa por venda;
  • Uma taxa para saque;
  • Taxa de antecipação;

2 | Anti fraude e Chargeback

Esse é um item que merece muito a sua atenção porque, pode representar um grande prejuízo para o seu negócio.

Infelizmente, quando estamos lidando com compras online precisamos pensar também nas pessoas que agem de má fé. Existem pessoas que fazem compras utilizando cartão de crédito roubado.

Se a compra passa, o meio de pagamento te avisa que o pagamento está confirmado, ou seja, já pode enviar os produtos.

Mas, o problema é que, se o dono do cartão roubado sinalizar para a operadora do cartão de crédito que não fez a compra, o cartão de crédito automaticamente cancela a compra e quem fica no prejuízo é o lojista.

Por isso, dependendo do meio de pagamento utilizado é preciso contratar junto um antifraude. Esse antifraude vai te sinalizar se a venda pode ser de golpistas ou não. Desta forma, você, lojista, poderá decidir se irá ou não enviar a compra. Isso evitará muito prejuízo.

É importante frisar que muitos meios de pagamento já oferecem um antifraude junto e por isso, muitas vezes a taxa é mais alta. Mas, é importante averiguar se eles bancam o chargeback, caso ele aconteça.

 

3 | Taxa de Aprovação de Pedidos

Uma kpi muito importante numa loja virtual é a taxa de aprovação de pedidos. Muitas pessoas compram, mas nem todas as pessoas pagam o pedido. Quanto mais alta é essa taxa, pior é para para o e-commerce.

O que muitas pessoas não sabem é que, em alguns casos, o próprio meio de pagamento interfere nesta taxa de aprovação. Por isso, é um item que deve ser levado em conta. É sempre bom ter mais de um meio de pagamento e fazer teste para averiguar qual tem mais aprovação de pedidos.

4 | Tempo para receber suas vendas

Quando se está iniciando uma loja virtual é comum ter um capital de giro pequeno.  

Alguns meios de pagamento oferecem taxa menor no parcelamento, mas para isso, o dinheiro da compra também é recebido de acordo com parcelamento que o cliente escolheu, ou seja, se o seu cliente parcelou a compra em 6x você também receberá a compra em 6x.

Já outros meios de pagamento oferecem uma taxa de parcelamento maior, porém, você consegue receber o valor integral da compra em 15 ou 30 dias. 

Então, veja qual o prazo se encaixa mais com o seu negócio antes de escolher o meio de pagamento.

4 | Integração com a sua Plataforma de Ecommerce com o meio de Pagamento

Cada plataforma de e-commerce tem suas próprias integrações, por isso, é preciso saber quais meios de pagamento se integram com a sua plataforma antes de escolher o seu meio de pagamento.

Que tal fazer uma tabela para definir qual o meio de pagamento é ideal para o seu negócio no momento? Lembrando que você pode mudar o meio de pagamento sempre que achar necessário.

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