Abandono de carrinho: Saiba como evitá-lo no seu E-commerce

Se tem uma coisa que deixa qualquer lojista que tem uma loja virtual preocupado é entrar no Google Analytics e ver o número de pessoas que colocaram produtos no carrinho, mas não finalizaram a compra. De acordo com uma pesquisa da Opinion Box, esse número pode chegar a 75%. Sim, é realmente um número assustador! 

 

Mas, muita calma nessa hora, abaixo falaremos do que pode ser feito no seu e-commerce para que essa taxa seja menor. Acompanhe a leitura.

O que leva ao abandono de carrinho?

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que é normal as pessoas deixarem produtos no carrinho, porém, é preciso estar atento se isso está ocorrendo por causa do momento de compra do consumidor ou se pode ser por algum problema na plataforma de e-commerce, usabilidade ou até mesmo a condição comercial ofertada.  

Quer saber mais sobre os principais motivos que levam as pessoas a abandonarem o carrinho? 

Leia o  nosso artigo listamos 8 motivos porque uma pessoa abandona o carrinho.

10 Dicas para evitar o abandono de carrinho em sua loja virtual

01 | Melhore a usabilidade da sua loja virtual

Trabalhe bem a estrutura do seu menu. As pessoas precisam achar facilmente os produtos que procuram. Além disso, a home deve ser criada estrategicamente, ela é a página que costuma ser a mais acessada em um e-commerce, por isso tenha sempre banners promocionais, área de destaque de produtos, as novidades da sua loja, dentre outros.

 

Outro item importante é cuidar da quantidade de cores empregadas no seu e-commerce. Elas precisam seguir um padrão e serem usadas de forma estratégica.

02 | Ofereça formas de pagamentos diversificadas

Ofereça pelo menos 3 meios de pagamento em sua loja virtual: boleto bancário, cartão de crédito e Pix. 

Aqui na Brasil na Web indicamos o boleto da Pag Hiper, pois ele oferece uma ótima taxa. Além disso, clientes Brasil na Web têm desconto nas taxas da Pag Hiper. Veja mais informações clicando aqui.

03 | Precifique o seu produto corretamente

Um equívoco que vários lojistas iniciantes cometem é colocar preço nos produtos errados . Para precificar corretamente um produto é preciso pensar não somente no lucro, mas também nos impostos, porcentagem de frete, marketing, além de olhar como anda o preço da concorrência.

 

Na hora de escolher o produto as pessoas olham o valor do produto somado ao frete e tempo de entrega. Esteja atento a isso.

04 | Tenha um checkout eficaz

Quem nunca abandonou uma compra por ter um checkout complicado? Por isso é importante escolher uma boa plataforma de ecommerce, que tenha esse processo enxuto e eficaz. Cuidado também com a quantidade de cores. Elas podem acabar confundindo o cliente na hora da finalização da compra.

05 | Tenha um certificado de Segurança na sua loja virtual

Para se fazer pagamentos de forma segura, ou seja, sem a possibilidade de ser interceptado por outras pessoas na hora do pagamento, é crucial ter o certificado de segurança. Quando um site tem esse certificado aparece um cadeado no início da url da loja.

 

Aqui na Brasil na Web oferecemos o certificado de segurança gratuitamente para todos os clientes. E, esse certificado fica em todas as páginas da loja virtual.

06 | Tenha um layout e cadastro de produtos que passem segurança

Ao criar sua loja virtual tenha em mente a sua identidade visual. Ela é muito importante para que o seu cliente lembre da sua loja, além de ditar as cores que devem ser utilizadas na sua loja virtual.

 

Na página dos produtos tenha sempre fotos de boa qualidade, do mesmo tamanho, além de uma boa descrição dos produtos.

 

Lojas bem configuradas e com produtos bem cadastrados passam mais credibilidade.

07 | Faça anúncios de Remarketing

Já entrou em uma loja, saiu sem comprar e depois viu o produto que estava olhando sendo oferecido a você nas redes sociais, no seu email ou enquanto acessava outro site?

 

Isso é o que chamamos de remarketing. São anúncios feitos para serem mostrados as pessoas que visitaram a sua loja virtual, mas não finalizaram a compra.

 

Estes anúncios podem ser feitos tanto no Facebook e Instagram quanto no Google Ads.  Comprovadamente, eles aumentam a taxa de conversão de uma loja virtual, já que, poucas pessoas compram em uma loja na primeira vez que a acessam. E, esse tipo de anúncio serve para “lembrar” ao consumidor de comprar o produto que ele está interessado.

08 | Tenha depoimentos de Clientes na sua Loja Virtual

Hoje as pessoas compram muito pelo depoimento de outras pessoas, por isso, é primordial que se tenham depoimentos de clientes na sua loja virtual.

 

Assim que seu cliente receber o produto, peça-o para que avalie a compra.

Você pode pedir essa avaliação no Google Maps (Google Meu Negócio) e depois inserir alguns prints destas avaliações na sua loja virtual. Lembre-se de colocar um link para que o cliente acesse as avaliações no próprio Google.

09 | Tenha um botão de Whats App ou chat para os clientes tirarem dúvidas

O ideal é que os clientes consigam comprar sozinhos pelo site, mas, pode ser que ele tenha alguma dúvida no momento da compra. Por isso, oferecer um canal de comunicação em tempo real pode aumentar a taxa de conversão em sua loja virtual.

 

10 | Tenha uma boa plataforma de ecommerce

A escolha da plataforma de e commerce é fundamental para que se coloque as boas práticas em ação. Por isso, antes de escolher uma plataforma de loja virtual para seu negócio, liste todos os recursos que seu negócio necessita, além de pensar em todos os pontos que listamos aqui.

 

Se quiser experimentar a nossa plataforma de ecommerce, basta clicar neste link. Você pode testar por 30 dias gratuitamente, além de ter consultoria gratuita com nossos consultores de ecommerce.

 

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