A hospedagem na web pode fazer ou quebrar o SEO

O que muita gente muita não sabe, é que dependendo de como é a hospedagem do seu site, pode colocá-lo no topo da lista da busca do Google junto com os mecanismo de SEO, ou fazer com que as melhores técnicas de SEO não sirvam para nada com um serviço de hospedagem de site ruim.

Isso por causa dos algoritmos que o Google usa para analisar a estrutura e qualidade dos conteúdos, um dos fatores que é classificado é o desempenho e a velocidade do site. Assim, é fundamental ter um serviço que garanta sempre uma disponibilidade com um alto padrão de velocidade de conexão e de navegabilidade.

Quais fatores da hospedagem impactam no SEO?

Criar uma boa estrutura de conteúdo otimizado com técnicas com o SEO exige muito planejamento e conhecimento. É preciso muitas vezes investimento em várias áreas do Marketing Digital para que uma campanha ou a divulgação da sua marca chegue a maior quantidade de pessoas do seu público alvo. E isso pode quebrar se seu site não estiver disponível no momento.

Da mesma forma, se você tiver um conteúdo que está sempre online, mas sem técnicas e estruturas de Marketing Digital que farão os leitores desejam adquirir ou aprender mais sobre sua marca, não terá retornos desejados. É preciso sempre ter esses dois fatores sempre de forma íntegra, hospedagem e uma otimizada estrutura de conteúdo.

Veja quais são os principais fatores que a hospedagem influência nas técnicas de SEO:

Segurança

Com certeza, um site que não possui segurança dificilmente o Google escolherá para colocar em sua “vitrine”. Quando se tem uma hospedagem profissional, é oferecido diversos certificados de segurança que garantem que os dados do usuário estarão seguros.

Isso dificulta que hackers roubem informações pessoais ou dados financeiros. Não terá prejuízos e fará que os usuários naveguem de qualquer navegador de modo mais confiante sem ter avisos que o site que está navegando possui falhas na segurança.

O Certificado SSL é algo essencial para o Google na avaliação de busca do seu site. Assim, como outros fatores como Firewall, se o site possui Malware, que são programas que danificam os equipamentos.

Uma tecnologia que pode ajudar muito nessa área, é o SiteLock. É uma tecnologia baseada em Cloud Computing que faz toda uma verificação na sua plataforma online analisando se há falhas de seguranças ou codificação maliciosa. Ele também faz reparação das falhas de segurança que vai encontrando. A técnica que usa é o WAF – Web Application Firewall.

Modelo da Hospedagem

Quando se trata de hospedagem, há alguns modelos que você pode escolher: compartilhado ou dedicado. Quando é compartilhado, é porque existe um único servidor que hospeda diversos sites e recursos, o que é um fator que compromete o posicionamento do seu site pelos buscadores.

Quando se escolhe uma hospedagem compartilhada, o que afeta o SEO é que o desempenho cai em seu site. Sempre que for adquirir esse serviço, sempre avalia as duas opções, de um servidor dedicado ou compartilhado.

Desempenho

Há fatores de infraestrutura e hardware que influenciam no bom desempenho do site. Como memória RAM e eficiência do processador do servidor e a velocidade da banda, quanto melhor, mais desempenho sua plataforma online terá.

Como mencionado, um fator que impacta diretamente no desempenho é ter um servidor dedicado. Ajustes e configurações também podem ser feitas para que melhore a velocidade, como a qualidade da imagem, usar uma rede de distribuição de conteúdo e comprimir os arquivos em formato Zip. Assim como hardware como discos SSD, memória gigabyte e alto nível de processamento fazem toda diferença.

Esse tempo que seu site carrega até mostrar todas as informações é conhecido como LoadSpeed e está ligado a vários fatores, como a codificação do seu site, a hospedagem e as otimizações. Também é possível escolher o banco de dados e se o Servidor Web vai ser HTTP ou HTTPS.

Localização do servidor de hospedagem

Para o SEO, a localização física do servidor é fundamental. Quando se há, por exemplo, dois sites em dois países diferentes, terá mais relevância no país, o site que estiver hospedado no servidor do mesmo. Isso se deve por causa de alguns fatores, o domínio precisa ter um sinal forte para o SEO e o Google tem preferência para mostrar sites do seu país.

Por isso, se você quer se destacar no Brasil, é preciso escolher um domínio que seja .br, e também análise implementar uma Rede de Distribuição de Conteúdo que tenha o servidor na região, assim tanto a conectividade quanto a relevância trarão bons resultados.

Use tecnologias para verificar a velocidade do seu site

É recomendado que sempre verifique como está a velocidade do seu site. Tanto do modo tradicional acessado pelo seu computador, celular, tablet, diferentes navegadores e redes diferentes, como Wi-Fi e via cabo de rede.

O Google também oferece uma plataforma de teste de velocidade que é o PageSpeed do Google. Ao colocar o link do seu site, ele mostrará como está o investimento.

Como escolher um bom serviço de hospedagem?

Quando se trata de estruturar o SEO de qualidade e fazer seu conteúdo sobressair em relação aos seus concorrentes, é preciso escolher uma hospedagem que seja de qualidade, seja totalmente seguro e tenha todo profissionalismo que seu negócio merece.

É preciso que tenha um capacitado time de suporte para corrigir rapidamente qualquer problema e também tirar dúvidas que possam surgir ao usar ou configurar qualquer parte do serviço.

Para quem planeja em ter site em diferentes servidores conforme explicamos, que é algo que impacta no seu, é preciso escolher um serviço que já tenha serviços em outros países, para que não tenha que fazer conversões de dados para outras plataformas.

É ideal para quem está iniciando seu comércio online, pois tem os melhores preços e consegue entregar com qualidade todo serviço de hospedagem que é preciso para otimizar o SEO. Assim, conseguirá fazer com que seus clientes percebam que estão navegando em um site seguro, rápido e estão seguros em colocar suas informações nele. Faça sempre investimento em infraestrutura e segurança em seu negócio, pois o barato pode sair muito caro nessas áreas.

CompartilharShare on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someone

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>