Como atrair clientes no E-commerce?

Como atrair clientes no E-commerce

Quem pensa que para atrair clientes no e-commerce basta apenas colocar os seus produtos no ar, está equivocado. Primeiramente é preciso entender que quando se abre uma loja virtual e não se investe em determinadas estratégias de divulgação é o mesmo que abrir uma loja física num bairro afastado da cidade com zero movimento.

 

E o que isso significa? Que por mais que a sua loja virtual esteja na internet é necessário saber atrair clientes, pois, assim como no exemplo que citamos acima, se você não fizer isso ninguém vai encontrar a sua loja, nem conhecer seus produtos ou serviços, e menos, ainda comprá-los.

 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo PayPal, o número de lojas virtuais no Brasil saltou de 930 mil em agosto de 2019 para 1,3 milhão em agosto de 2020. Quase metade são pequenos negócios. Assim, o e-commerce superou a marca de 1,3 milhão de sites, impulsionado pela pandemia que fez com que empreendedores recorressem à internet para continuar vendendo ou gerar novas fontes de renda.

 

Além disso, o crescimento do setor também é indicado pela maior fatia do e-commerce em relação ao total de sites brasileiros. As lojas virtuais já representam 8,48% dos sites – há cinco anos, esse número era de apenas 2,65%.

 

Mas como se destacar e atrair clientes em meio a tantas lojas virtuais? Descubra neste conteúdo que preparamos para você!

5 formas de atrair clientes 

1| Use e abuse das redes sociais

Ainda conforme o estudo divulgado pelo PayPal, as mídias sociais são adotadas por 68,63% do e-commerce para divulgar seus produtos e interagir com clientes.

 

  • 54,18% utilizam o Facebook;
  • 39,87% estão no YouTube;
  • 30,45% no Twitter;
  • 21,16% no Instagram;
  • 4,81% no Pinterest.

 

Então, um dos passos que você pode dar para começar a divulgar seu e-commerce e atrair clientes é usar as redes sociais. Podemos dizer que elas são as ferramentas mais baratas e acessíveis especialmente para quem está começando.

 

O Instagram, por exemplo, é uma excelente vitrine para a sua loja virtual, uma vez que é possível transformá-lo em um verdadeiro catálogo online, principalmente com a funcionalidade de marcar produtos nas fotos. A pessoa clica em cima do seu produto e já consegue ver o preço e até mesmo adquirir seu produto direto pelo próprio Instagram.

 

Funcionalidade essa que você precisa utilizar para atrair clientes tanto no Instagram quanto no Facebook, Tik Tok, WhatsApp e demais redes sociais.

 

Uma excelente forma de atrair clientes utilizando as redes sociais é criando conteúdos úteis para o seu público, com dicas, mostrando como são os seus produtos e quais as soluções eles tem a oferecer para os seus potenciais clientes. Saber interagir com os seus seguidores e estabelecer um relacionamento com eles também é de extrema importância, afinal, quem não gosta de conhecer uma loja incrível e ser super bem tratado?

2 | Aposte no e-mail marketing

Essa é umas das estratégias com maior retorno sobre o investimento da internet para atrair clientes. Uma pesquisa realizada pela Campaign Monitor, apontou que um e-mail marketing é quarenta vezes mais efetivo para a aquisição de novos clientes do que as redes sociais.

 

A ideia de apostar no e-mail marketing segue o mesmo caminho das redes sociais, onde a intenção não é sobrecarregar as pessoas com inúmeras mensagens, mas sim uma forma de se relacionar, de atualizar e se comunicar com o seu cliente. E claro, vender também. Não podemos ser hipócritas de dizer que ao querer atrair clientes não estamos pensando em aumentar as vendas porque seria uma mentira.

 

O e-mail é ótimo para atrair clientes uma vez que transmite credibilidade. Já reparou que diversas lojas, bancos e instituições usam o e-mail para praticamente tudo? Desde a confirmação de uma compra até o envio da nota fiscal, todos os processos sérios são feitos via e-mail. Dessa forma, o e-mail marketing é uma poderosa ferramenta para atrair clientes para o seu e-commerce.

3 | Otimize as suas páginas

Outra estratégia que a sua loja virtual precisa usar para atrair clientes é otimizar as páginas do seu e-commerce utilizando o SEO. O SEO quer dizer “Otimização para Motores de Busca”. É você otimizar as páginas do site para que o Google e outros buscadores encontrem o site do seu e-commerce e o recomendem nos resultados das buscas.

Aqui na Brasil na Web temos vários artigos e também temos um treinamento sobre como otimizar a loja virtual para ser encontrada no Google.  

Link do treinamento: Seo para E-commerce

 

Vamos a um exemplo: Imagine que você tem uma loja virtual que vende produtos eróticos (Sex Shop online). Como poderia otimizá-la? 

 

A primeira coisa é inserir algumas vezes de forma coerente, os nomes dos seus produtos de maior relevância dentro do conteúdo da página. Lembre-se de inserir palavras chave no título h1, h2, e o título da aba do navegador também.

 

Ficaria assim: “Em nossa loja temos diversos sex toys para ajudar você a sair da rotina e esquentar o clima. Os sex toys aumentam o prazer de ambos no sexo e contribuem para que as mulheres tenham orgasmos. E falando nisso, você sabia que metade das brasileiras não atinge orgasmo nas relações sexuais? Por isso os sex toys são tão procurados, uma vez que estimulam diretamente o clitóris dando a ele toda a atenção que merece’.

 

Notou que usei algumas vezes a palavra sex toys (brinquedos sexuais) dentro de contexto? Isso é importante. Você otimiza a sua página com palavras-chave que deseja ranquear nos buscadores.


Outra iniciativa importante é inserir nesta página imagens desses sex toys, vídeos e depoimentos de clientes que compraram os produtos. Quanto mais conteúdo você tiver, melhor para atrair clientes, porque o Google vê isso como um diferencial do seu site.

4 | Use gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são formas de criar reações na cabeça do consumidor. E essas reações psicológicas são responsáveis por ativar no cérebro dos clientes algumas ações e comportamentos que você gostaria que ele tomasse. Por exemplo, uma sensação de urgência, necessidade, empatia, escassez, entre outras que vão atrair clientes e estimular a compra.

 

Eles também ajudam a tornar as suas estratégias, textos, campanhas e o marketing de modo geral mais persuasivo, uma vez que provocam sensações, trazem problemas que precisam de soluções — soluções que estão, muitas vezes, no produto ou serviço que você oferece. Sendo assim, a importância dos gatilhos mentais está justamente em conseguir persuadir e levar o consumidor a tomar uma decisão, como por exemplo: acessar um site, abrir um e-mail marketing, participar de alguma promoção, clicar em algum link, interagir com a sua marca, e muito mais.

5 | Fidelize seus clientes

Segundo Philip Kotler,  “A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos.”

Por isso, quando você se preocupa em fidelizar seus clientes antigos e faz com que eles se sintam importantes e felizes, automaticamente eles fazem questão de indicar a sua loja virtual para outras pessoas. Logo, se tornam uma poderosa arma para atrair clientes para seu e-commerce.

Essas são apenas algumas das inúmeras técnicas utilizadas para atrair clientes. Não deixe para amanhã as estratégias que você pode aplicar hoje.

CompartilharShare on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someone

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>