Como preparar a sua loja Virtual para o Natal

O natal é uma das épocas do ano que mais vende, pois as pessoas além de comprar presentes para si compra para as outras pessoas também. Por isso, é preciso deixar a sua loja virtual preparada para as vendas do final do ano. 

 

Separamos 7 dicas para você ter um natal de sucesso no seu e-commerce.

1| Identidade Visual: Entre no Clima de Natal

Use cores e imagens que lembrem o natal nos banners da sua loja virtual.

Isso é muito importante para fazer o cliente se sentir no clima de Natal.

A mesma identidade visual que for criada para a loja virtual deve ser replicada nas redes sociais e outros canais de comunicação que a sua empresa utilize.

2 | Cuide do Estoque

Se você está começando no e-commerce, talvez não saiba ainda o potencial de venda do seu nicho, mas se você já está no mercado há mais tempo conseguirá fazer relatórios de vendas dos últimos anos e planejar o estoque de acordo com o gosto do seu público alvo.

 

É importante fazer contas de quanto se pretende faturar no natal para fazer a previsão de quanto estoque será necessário comprar. Junto com o planejamento de estoque, faça o planejamento de mídia: o quanto será necessário investir em anúncios para alcançar a sua meta de vendas?

[LEIA TAMBÉM: 6 DICAS PARA AUMENTAR AS VENDAS NO FINAL DO ANO]

3 | Ofertas e Promoções 

Crie um calendário de ofertas e promoções na sua loja virtual. Se um produto está sempre em promoção, na verdade ele não é uma promoção.

 

É preciso criar o senso de urgencia no cliente. Por isso, toda promoção deve ter uma data de início e uma de final.

 

4 | Faça um guia de Presentes 

Em tempos de natal muitas pessoas gostam de presentear. Então, crie kits, e tenha produtos com várias faixas de preços.

 

Ofereça também produtos embrulhados para presentes, mesmo que cobre um valor extra para fazer esse embrulho.

 

Você pode oferecer essa opção de embrulhar para presente no carrinho ou na finalização da compra. 

 

5 | Tenha uma boa Estratégia de Frete e Logística

O frete hoje é um fator decisivo para a compra. Dependendo do valor da compra as pessoas não estão dispostas a pagar um preço alto.

Por isso é importante fazer a precificação do produto já pensando em subsidiar uma parte do frete.

 

Você pode oferecer frete grátis para compras a partir de um valor x.

 

Outro fator importante é o tempo de entrega.

Talvez você consiga ser competitivo apenas na sua cidade. Ofereça frete com entrega via Motoboy. Assim a pessoa poderá receber o produto com 1 dia de compra.

 

Em tempos de natal, o tempo da entrega é muito importante. Ninguém quer entregar o presente depois do natal. 

 

6 | Cuide do Atendimento 

Durante o processo de compra é comum as pessoas terem dúvidas quanto aos produtos, principalmente se a descrição não for boa. Além dos produtos, as pessoas podem ter dúvidas quanto à troca, quanto ao envio, meio de pagamento e muitas outras informações, por isso, tenha uma pessoa responsável por fazer o atendimento no seu ecommerce.

 

Nós pós venda o atendimento também é muito importante. Talvez esse atendimento seja o que vai fazer o cliente continuar a comprar em sua loja virtual.

 

Hoje é muito utilizado o Whats App para isso, mas também existem chats que se integram com lojas virtuais.

 

As lojas virtuais aqui da Brasil na Web conectam com o Whats App e também é possível utilizar o Jivo Chat.

 

7 | Tenha um Ótimo Pós Venda 

Conquistar novos clientes é mais caro do que manter um cliente na base. Por isso, cuide do seu pós-venda. Interaja perguntando como foi a compra, se o produto chegou direitinho, se atendeu as expectativas. 

Para incentivar a recompra, ofereça um cupom de desconto para a próxima compra. Dica: coloque uma data de validade no seu cupom.

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