Como vender no Instagram: como criar a conta, tirar fotos e muito mais!

Em dúvida sobre como vender pelo Instagram? Veja aqui as 12 melhores estratégias para promover seus produtos na rede social e alcançar ótimos resultados. 

Vale a pena vender pelo Instagram?

Se você tem um bom produto e gostaria de vendê-lo online, saiba que o Instagram é uma plataforma fantástica para fazer isso. Essa rede social funciona como uma vitrine que expõe a um grande número de pessoas qualquer tipo de mercadoria. Por meio dela, milhares de itens de vários setores são comercializados diariamente.

Tanto empreendedores individuais quanto grandes empresas conseguem ter sucesso nesse ambiente digital com uso de algumas táticas simples. Nela, é possível fazer divulgação sem gastar nenhum centavo ou investir valores baixos, e obter um retorno alto.

Contudo, só há como alcançar esses bons resultados, com empenho e dedicação. Pensando nisso, este artigo apresentará para você 12 maneiras comprovadas de aumentar as chances de vender produtos no Instagram. Então, aproveite a leitura!

 Como vender pelo Instagram

Desde a criação de uma conta comercial até o uso stories, você pode empregar diversas técnicas para vender pelo Instagram. Sendo assim, descubra na sequência quais são e como utilizar as 12 melhores táticas de divulgação pela plataforma.

Crie uma conta comercial no Instagram

Com uma conta comercial no Instagram você consegue ter acesso a relatórios com dados importantes como número de visualizações e usuários. Também pode incluir botões de “Ligar” e “Enviar e-mail” para o cliente entrar em contato direto e criar anúncios. Além disso, é possível obter informações detalhadas dos seus seguidores.

Para montar esse perfil profissional e aumentar as suas chances de vender seus produtos, basta abrir seu cadastro pessoal, em seguida clicar no ícone de configurações. Dentro do menu, selecione a opção “Conta” e depois “Mudar para conta profissional”. Por fim, indique a categoria do seu negócio, se conecte ao Facebook e insira dados de contato. 

Escreva uma boa biografia para o seu Instagram

A biografia do Instagram é uma seção curta de texto localizada na parte superior do seu perfil. Nela, há espaço para você fornecer dados sobre si mesmo, sua marca e das mercadorias que vende. Esse trecho funciona como uma manchete, na qual existe a oportunidade de cativar e demonstrar profissionalismo aos visitantes que a leem.

Na criação da bio, procure ser direito, pois o limite é de apenas 150 caracteres. Utilize palavras-chave e informações essenciais para transmitir rapidamente o que seu negócio faz, de que maneira se diferencia e convide o leitor a realizar alguma ação, por exemplo, clicar num link ou enviar uma mensagem.

Tire boas fotos dos produtos para o Instagram

 As pessoas que compram pelo Instagram, às vezes, se sentem inseguras por adquirir algo que não podem avaliar pessoalmente. No entanto, você pode driblar esse problema, se postar várias fotos com alta qualidade de diferentes ângulos dos produtos. As fotografias não precisam exatamente ser tiradas com equipamento profissional, um celular serve.

Um smartphone que tenha, no mínimo, uma lente de 8 MP, estabilizador digital e abertura de f/1.8, com a iluminação adequada, captura ótimas imagens. Já recursos extras como o “modo macro” são bons para destacar detalhes das mercadorias que você vende. Aliás, para ver excelentes aparelhos veja também Os 10 Melhores Celulares com Câmera Boa.

Tenha boas legendas para as suas fotos do Instagram

Postar imagens de qualidade com legendas envolventes no Instagram aumenta o interesse pelo seu produto e, consequentemente, ele vende mais. Sendo assim, procure sempre postar fotos com textos que promovam seu negócio. Mencione assuntos que seu público gosta, conte histórias relacionadas a sua marca e destaque os benefícios dela.

Também inclua um convite para que o usuário realize alguma ação, como marcar um amigo ou ver uma publicação. Isso ajuda a criar uma conexão emocional com os consumidores para torná-los mais propensos a comprar. Não se esqueça de ainda de falar a respeito de promoções e ofertas especiais que estiver fazendo.

Saiba como usar as hastags do Instagram

As hastags são palavras-chave ou frases precedidas pelo símbolo “#” que relacionam diferentes conteúdos que tratam do mesmo assunto. Quando o usuário clica sobre elas, o Instagram mostra uma lista de páginas que mencionam o tópico. Portanto, por meio desse recurso é possível vender produtos de maneira indireta e direta.

Então, pesquise em outras contas relacionadas ao nicho do seu negócio termos relevantes para seu público-alvo. Essa rede social permite o uso de até 30 hashtags por postagem, mas acrescentar de 5 a 15 costuma ser suficiente. Evite palavras genéricas demais, seja específico, crie uma versão para sua marca e adicione a localidade da sua loja física.

Tenha um bom planejamento das suas publicações

Para ter conquistar um bom engajamento no Instagram é necessário apresentar conteúdo de qualidade constantemente. No entanto, é importante não sobrecarregar seus seguidores com publicações em excesso. Postar com muita frequência pode fazer com que suas postagens pareçam spam e levam a perda de usuários.

Levando em consideração esses aspectos, experimente atualizar suas páginas na rede social em diferentes intervalos e avalie o impacto. Observe indicadores, como número de curtidas, comentários, compartilhamentos e o principal, a quantidade de produtos que você vende. A partir daí, crie um planejamento para obter bons resultados no longo prazo.

Preste atenção nos melhores horários para vender pelo Instagram

Existem horários que são mais eficazes para fazer postagens e vender produtos no Instagram, mas eles variam de acordo com o perfil dos usuários. Geralmente, os períodos de pico em que as pessoas acessam mais a rede social, acontecem durante as pausas para o almoço das 11h às 13h e à noite das 18h às 21h.

No entanto, é melhor que você experimente publicar em momentos distintos e compare desempenho das postagens. Também conheça as características do seu público-alvo, como idade, localização geográfica, profissão e interesses, assim será mais fácil saber quando estão menos ocupados e há mais chance deles verem suas páginas.

Não se esqueça de interagir com seus seguidores

Interagir com os usuários do Instagram não só aumenta as chances de conquistar novos clientes como fideliza os consumidores antigos. Com isso, a probabilidade de você vender mensalmente mais produtos é maior. Para fortalecer o engajamento do seu negócio na rede social, basta adotar algumas estratégias simples.

Faça enquetes e perguntas nos stories, peça opiniões a respeito das suas mercadorias, questione quais as cores os usuários preferem, recursos que gostariam que elas tivessem e outros. Também responda sempre aos comentários feitos nas postagens, agradeça os elogios, esclareça dúvidas e tente lidar do melhor modo possível com conflitos.

Pense em investir em sorteios no Instagram

Realizar sorteios ou concursos consiste numa ótima estratégia de expandir a visibilidade da sua marca e, indiretamente, criar oportunidade de vender mais itens no médio e longo prazo. Por exemplo, dar um prêmio a quem começar a seguir o perfil da sua loja, compartilhar postagens e outros, tornará sua marca mais conhecida no Instagram.

Com esse método, você ainda pode destacar alguns produtos, por exemplo, ofereça um kit completo como recompensa para as 10 primeiras pessoas que curtirem uma publicação. Esse recurso ainda permite obter informações valiosas durante o processo de inscrição, pois é possível descobrir algumas preferências dos participantes.

Procure fazer parcerias com influenciadores

Procure por contas no Instagram que tenham um público-alvo semelhante ao seu e que possuam relação com os produtos que você vende. Entre em contato com esses potenciais parceiros, faça uma proposta e explique como ela é vantajosa para ambos. Mas seja claro sobre o que oferece e os benefícios que cada um ganha.

Uma das maneiras mais eficazes de estimular as vendas e ainda acompanhar se cooperação está sendo efetiva é por meio de promoções específicas. Nesse caso, você fornece um código de desconto exclusivo para os seguidores do influenciador e observe a quantidade de pessoas que se sentem incentivadas a comprar seus produtos.

Não se esqueça de usar os stories também

Para vender mais, crie histórias interessantes, mostre como seus produtos podem resolver problemas ou melhorar a vida dos usuários. Ver o processo de fabricação também desperta o interesse pela sua marca. Além disso, use essa ferramenta na divulgação de promoções e descontos exclusiva para clientes do Instagram.

Use recursos interativos, como enquetes e perguntas que envolvam os usuários, pergunte sobre preferências, opiniões ou desejos relacionados ao seu negócio. Acrescente stories em carrossel e não se esqueça de incluir as hastags e chamadas que levem as pessoas realizar alguma ação nas postagens.

Faça promoções e cupons exclusivos para o Instagram

Você pode oferecer descontos exclusivos para seguidores do Instagram e entregar cupons com data de validade, a fim de estimular os interessados a adquirir seus produtos. Também há a opção de montar um programa de fidelidade no qual os clientes ganham pontos por cada compra ou interação nessa rede social.

Outra ideia consiste em criar uma série de promoções com recompensas simples, mas que aconteçam ao longo de um período que pode ser de meses, semanas ou dias. Isso mantém o interesse dos consumidores e os incentiva a ficar atentos às próximas ofertas. Usar anúncios segmentados por lugar, gostos e outros critérios também é uma boa tática.

Aproveite as dicas e comece a vender pelo Instagram!

O Instagram é uma ótima plataforma para vender produtos e fazer seu negócio crescer na Internet. Contudo, é necessário ter dedicação e paciência para conquistar esses bons resultados. Então, com o intuito de atrair os olhos dos usuários dessa rede social para suas mercadorias, procure adotar diferentes estratégias.

Lembre-se de conhecer bem seu público-alvo e realizar com frequência postagens com conteúdo diferenciado, como as stories. Divulgue sorteios, promoções e descontos que despertem o interesse dos seguidores. Com essas e outras estratégias você verá que o sucesso da loja aumentará e compensará todo esse empenho.

 

CompartilharShare on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Email this to someone

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>