Como Atrair Clientes para Loja Online Gratuitamente

Ter um negócio lucrativo é o sonho de várias pessoas, e, muitas decidem por abrir uma loja virtual no segmento que mais tem afinidade. Porém, muitos lojistas sentem dificuldade em atrair clientes para a sua loja online, muitas vezes por não entender muito bem como funciona o marketing digital e muitas outras por não possuir uma verba tão grande para investir em ações de marketing como o tráfego pago, email marketing ou um influencer digital.

 

Neste artigo falarei como você pode atrair clientes para o seu negócio, de forma gratuita, e fazer com que sua loja virtual venda mais. 

CANAIS

Primeiramente quero falar sobre canais, que são os locais onde você pode divulgar os seus produtos online, ou seja, são ferramentas que possibilitam conectar os clientes aos produtos.

 

Existem vários canais digitais como:

  • Site ou Loja Virtual;
  • Blog e site de notícias;
  • Youtube;
  • Email;
  • Redes Sociais como Instagram, Facebook e Tik Tok;
  • Mídia Paga (tráfego pago) como Meta (Facebook e Instagram), Google, Tik Tok e Linkedin;
  • Aplicativos de Comunicação como o Whatsapp e Telegram;

 

Para um negócio crescer é preciso criar uma estratégia digital, onde vai escolher os canais ideais, as metas e métricas para cada um deles. O ideal é trabalhar com vários canais digitais, desde os pagos aos gratuitos. 

 

Mas, se sua empresa ainda está no início e ainda não tem muito dinheiro para investir em publicidade paga, comece pelos canais gratuitos.

Abaixo seguem 3 Top Canais para alcançar clientes de forma gratuita.

Mostre seus produtos no Google sem pagar nada

O Google é um dos principais canais para aquisição de clientes. E, grande parte das pessoas que utilizam esse canal, pesquisam diariamente sobre produtos e serviços que desejam adquirir. Por isso, estar no Google deve ser uma prioridade.

 

Você pode estar no Google de várias maneiras: anunciando no Google Ads, cadastrando seus produtos no Google Merchant, Cadastrando seu negócio no Google Business, escrevendo ou gravando conteúdos de qualidade utilizando técnicas de SEO para aparecer de forma gratuita no Google pesquisa e no Youtube. 

 

Google Merchant

O Merchant Center ajuda os clientes a encontrar a sua loja virtual e seus produtos mostrando o seu inventário (produtos da loja virtual e física) na pesquisa do Google, no Youtube e também na Guia “Shopping”.

 

Estar no Merchant é fácil e gratuito, basta fazer o cadastro do seu negócio no Google Merchant Center e enviar os seus produtos via feed, API ou mesmo de forma automática.

 

Mas, fique atento, a sua plataforma de e-commerce precisa ter um feed especial no qual são listados todos os atributos dos produtos da forma como o Google estipula, do contrário, seus produtos poderão ser rejeitados pelo Google Merchant. Na Brasil na Web todas as lojas possuem esse feed próprio para o Merchant, pois entendemos o quanto este Canal é importante para as vendas online.  

 

Se você ainda não fez o seu cadastro no Google Merchant, segue o link para que inicie o seu cadastro agora mesmo: 

https://merchants.google.com/ 

 

Google Business

Ter um perfil no Google Business é muito importante para que os clientes locais possam encontrar o seu negócio na internet, seja ele uma loja virtual ou loja física.

 

Além de aparecer na pesquisa onde o Google lista os sites, o seu negócio poderá aparecer também no Google Maps.  Quanto mais locais o seu negócio aparecer, mais chances de receber um clique gratuito que poderá se transformar em uma venda.

 

O grande diferencial de estar cadastrado neste canal é que os clientes já podem acessar o horário de atendimento, o link da sua loja virtual, as avaliações que seus clientes fizeram da sua empresa, além de poderem acessar fotos tanto do local quanto dos produtos.

 

Quanto mais informações você colocar, melhor será para o seu perfil e maiores as chances de receber um clique de um cliente em potencial.

 

Se a sua empresa ainda não tem um perfil no Google Business, faça o cadastro agora mesmo: https://www.google.com/business/

 

Escreva um Blog

Ter um blog é uma ótima ideia para quem tem uma loja virtual ou física, porque, grande parte das pessoas procura por resenhas de produtos ou mesmo soluções de problemas na internet.

Mas, é preciso ter uma estratégia de conteúdo para que o seu blog tenha textos interessantes, únicos e que respondam às dúvidas do seu público alvo.

 

Além disso, é preciso escrever utilizando técnicas de SEO para que tenha mais chances de aparecer nas primeiras páginas do Google.

 

Esta é uma estratégia em que o resultado é a longo prazo, mas muito interessante, já que podera alcançar clientes de sem pagar por cliques.

 

Inicie um Canal no Youtube

O Youtube é a segunda maior rede de pesquisa, e diariamente vários clientes em potencial acessam essa ferramenta para aprender sobre seus assuntos preferidos, para ver resenhas de produtos ou serviços que pretendem adquirir e também para resolver problemas cotidianos.

 

Por isso, ter um canal do Youtube com uma estratégia de conteúdo que aborda tanto resenhas de produtos quanto a resolução de problemas que o seu produto possa resolver é fundamental. 

 

Aposte em técnicas de SEO e faça a sua empresa aparecer ainda mais vezes quando alguém pesquisar por palavras chave que tenha haver com o seus produtos. 

 

Além destes canais gratuitos, existem outros meios de fazer atrair mais clientes. Leia o nosso artigo sobre como atrair clientes no ecommerce, e aprenda como fazer a loja virtual vender mais.

 

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