Lojas Virtuais responsivas vendem mais

O perfil da população mudou radicalmente desde que a internet passou a fazer parte do dia a dia. A relação com os amigos mudou, a forma de se fazer trabalhos escolares e acadêmicos também. Agora tudo é online e a informação passou a ser fácil e em apenas um clique. Consequentemente, a forma de se comprar também mudou. É muito comum ver pessoas fazendo compras pela internet e por isso ter uma loja virtual responsive não é uma questão de escolha, é uma necessidade! E esse é assunto que será o foco de nosso texto.

O grande facilitador do acesso à internet foi a invenção dos smartphones, que de acordo com pesquisas do IBGE, é o meio preferido pela maioria dos brasileiros para se acessar a internet. Só para se ter uma ideia,em 2014, 36,6 milhões de casas brasileiras já acessavam a internet, o que representa 54,9% do total de habitantes do Brasil. Destes, a cada 5 casas, 4 utilizam o celular para navegar na web.

A importância da boa experiência de compra em lojas virtuais responsivas

Diante do número alto de pessoas que acessam a internet de smartphones, é imprescindível se pensar na experiência do usuário nas compras feitas de smartphones e tablets.  De acordo com pesquisas realizada pelo Google, que é uma das maiores empresas de marketing online do mundo, um site que é responsive (otimizado para dispositivos móveis) converte duas vezes mais que um site que não é otimizado. Nós sabemos que o consumidor é exigente, e com as plataformas online não é diferente. Se o cliente acessa uma loja que é difícil de  navegar, ele logo sai e clica no próximo da lista da pesquisa que realizou no Google . Percebeu como o problema é crítico?

Além disso, em 2015 aconteceu o mobilegeddon, onde o Google passou a dar preferência nos resultados de busca orgânico para sites que são responsive. Isto quer dizer que a maioria do tráfego das pesquisas são dadas aos sites otimizados para celular. Sabe-se que, quanto mais visitantes um site recebe, maior é a probabilidade de este conseguir uma conversão, que para uma loja virtual é uma venda.

Não podemos negligenciar a questão de que, não basta apenas ter um site responsive e esperar que ele por si só gere vendas. Para se ter conversões em uma loja virtual é preciso que sejam realizadas algumas ações de marketing digital como SEO,  marketing de conteúdo, anúncios, email marketing, dentre outros. Assim o lojista garante que a loja receberá muitas visitas, que somada a uma boa experiência de compra aumentará a probabilidade de vendas.

Como saber se seu site está otimizado para dispositivos móveis?

Depois de todas estas explicações você já deve ter se convencido de que a melhor coisa a se fazer é ter uma loja otimizada para celular, certo? Aí fica a dúvida, como saber se a sua loja é responsive?

Bom, existe uma ferramenta do Google em que você pode fazer o teste e verificar se sua loja é otimizada para celular. O teste é gratuito, não se preocupe!

Fazer o teste de loja virtual responsive

Se você fez o teste e a sua loja não passou no “crivo”, saiba que há esperança para você! =D

A má notícia é que é necessário se criar uma nova loja virtual e a boa notícia é que é possível fazer isto com um investimento que cabe no seu bolso.

Plataforma para loja virtual (site de vendas) otimizado para celular

Muitas empresas trabalham com plataformas desenvolvidas para se adaptar à vários formatos de tela. Mas fique atento à todos os detalhes que a empresa proporciona para fazer a melhor escolha para a sua empresa.

Neste post vou abordar a o sistema de loja virtual da Brasil na Web, que trabalha com uma plataforma de loja virtual open Source, a Open Cart. O nosso diferencial está nas atualizações que são feitas continuamente, o suporte aos clientes e garantia de continuidade.

Para você ter uma ideia, na última atualização feita na plataforma de ecommerce Open Cart versão Brasil na Web, além de vários recursos implementados e bugs corrigidos, foi aprimorada a versão mobile da loja virtual, que ficou muito mais amigável e fácil de usar. Dentre os itens incluídos na atualização do 1° semestre de 2017 estão:

  • Opção de exibir ou esconder o banner simples no mobile e no desktop. Item super interessante, pois muitas vezes é necessário criar um banner especial que se encaixe em telas de celular e tablets.
  • Adicionada TAG para mudar de cor o navegador em mobile de android para a mesma cor escolhida na cor do fundo da loja virtual. Isto quer dizer que se o fundo da sua loja for azul, a aba do navegador ficará azul ao invés do cinza, o que ajuda na identificação da sua loja virtual.
  • Adaptado topo no mobile, deixando a busca sempre visível e apenas os links de carrinho e login. A versão da open cart default não tem a opção de busca destacado, item que é de extrema importância em dispositivos móveis.
  • Melhoria na exibição da imagem do detalhe do produto, em mobile.
  • Adicionada opção de escolher, para o mobile, quantos produtos por linha devem ser exibidos
  • Adicionada opção de escolher, para o mobile, quantos produtos por linha devem ser exibidos
  • Ajuste no mapa de cores para a cor do texto do menu mobile seguir a mesma da cor do menu desktop.
  • Ajustado o CSS do simulador de frete no detalhes do produto para poder ficar ao lado do texto “simule o frete” e no mobile um embaixo do outro.

Se você quiser saber todos os itens que foram atualizados é só acessar o link: Atualização Open Cart versão Brasil na Web.

Então, agora você já sabe porque uma loja virtual otimizada para celular converte mais, na hora de escolher a sua loja virtual, seja exigente! Opte por uma plataforma de loja virtual que é responsive e que é preparada para fornecer a melhor experiência de compra!

Referências

Agencia Brasil

Google Apis

Globo

 

 

 

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