E-commerce em 2022: o que esperar?

Se para as lojas físicas os reflexos de 2020 ocasionaram uma queda significativa nas vendas, o comércio eletrônico segue colhendo os frutos gerados pelas mudanças nos hábitos dos consumidores, mas o que esperar do e-commerce em 2022?

 

Bem, no ano de 2021 se pôde perceber um aumento expressivo na procura pelas lojas virtuais em todo o país, e conforme estimativa da Confederação Nacional do Comércio, ainda haverá um avanço de 38% no e-commerce brasileiro com projeção de R$ 304 bilhões.

[LEIA TAMBÉM: 7 TENDÊNCIAS PARA O ECOMMERCE BRASILEIRO EM 2022]

 

Assim, ao analisarmos o mercado para e-commerce em 2022 fica claro o quanto esse segmento ainda pode crescer e se desenvolver no mundo todo. Afinal, as compras realizadas no universo virtual chegaram com tudo e cada vez mais conquistam milhares de consumidores. E se você ainda tinha dúvidas quanto a isso, tenha em mente que essa tendência só tende a aumentar.

Analisando o cenário de 2021 x e-commerce em 2022

No decorrer destes últimos dois anos o comércio eletrônico foi ganhando força devido a sua capacidade de se mostrar acessível, prático e cômodo. Tudo isso ao mesmo tempo em que é capaz de solucionar problemas reais das pessoas que necessitam e desejam comprar e receber serviços ou produtos, sem a necessidade de sair de casa.

 

Consequência de uma pandemia e momentos desafiadores, o e-commerce teve o maior salto da sua história, especialmente em países onde ele ainda estava em estágio embrionário, como no caso do Brasil. De acordo com relatório da da Ebit Nielsen, as vendas do e-commerce brasileiro alcançaram R$ 87,4 bilhões no ano passado, um crescimento de mais de 40% em relação a 2019. E segue batendo recordes em 2021.

 

No primeiro semestre do ano, as vendas no segmento alcançaram R$ 53,4 bilhões, uma aceleração de 31% em relação ao mesmo período de 2020. Assim sendo, é unanimidade entre os especialistas do setor que após o crescimento relevante no ano anterior, agora chegou o momento de amadurecimento do e-commerce. Principalmente porque atualmente os consumidores já se habituaram com essa nova realidade e constantemente passam a fazer novas buscas no comércio online.

 

Isso significa que os empreendedores e lojistas precisam estar antenados a todos os aspectos que envolvem o e-commerce em 2022.

Projeções para o e-commerce em 2022

Conforme mencionamos anteriormente, para aproveitar esse crescimento do e-commerce em 2022, bem como as novas formas e consumo dos clientes, as empresas precisarão não somente acompanhar os desejos de compras, como também investir em canais de venda digitais.

 

Acompanhe a lista que preparamos sobre o que podemos esperar para o e-commerce em 2022:

Crescimento do Voice Commerce

Da mesma forma que os clientes mudaram os hábitos de consumo e adotaram as compras online pela praticidade que estas proporcionam, eles também aderiram às pesquisas por voz. Isso porque a maioria dos pedidos são feitos através dos smartphones. Logo, para o e-commerce em 2022 podemos esperar um crescimento do voice commerce, que nada mais é do que o uso de assistentes virtuais para adquirir produtos e serviços sem precisar digitar nada, às vezes nem mesmo olhar para a tela.

Aumento do investimento em Inteligência Artificial

Junto com o crescimento do Voice Commerce, as projeções para o e-commerce em 2022 também apontam um aumento do investimento em Inteligência Artificial (IA). Essa tecnologia tem sido fundamental para diversos setores e empresas, mas recentemente passou a conquistar cada vez mais espaço no universo do comércio eletrônico.

 

Contar com um sistema de IA no e-commerce em 2022 pode trazer uma série de benefícios como:

 

  • Personalização do site de acordo com o perfil do cliente, suas preferências, gostos e necessidades;
  • Impulsionamento do desempenho do e-commerce;
  • Aumento da quantidade de vendas;
  • Aumento do ticket médio (valor médio das vendas de certo período);
  • Maior potencial de vendas na internet.

É importante salientar que existem diversos tipos de IA para as lojas online e cabe a cada empreendedor identificar quais delas se encaixa melhor para atender os objetivos do seu e-commerce.

Uso da estratégia Omnichannel

Quando falamos nessa estratégia, estamos nos referindo ao ato de utilizar diferentes canais de comunicação com o intuito de oferecer a mesma experiência de compra independentemente do meio usado, seja no ambiente online ou no offline. Assim, uma experiência omnichannel integra lojas físicas, e-commerces e consumidores.

Foco no atendimento e experiência personalizada

Não é novidade que hoje em dia os consumidores estão cada vez mais exigentes. E nesse mar de lojas virtuais e diante dessa imensidão de concorrentes que constantemente tentam atrair os clientes, quem consegue proporcionar uma experiência personalizada e única automaticamente fica um passo à frente dos demais.

 

Nunca o foco esteve tanto nos clientes como agora. E mesmo nas empresas onde o atendimento é automatizado há a preocupação de fazer com que esse relacionamento seja humanizado.

Melhorias nas modalidades de pagamento

Uma das formas de seguir conquistando os clientes no e-commerce em 2022 é disponibilizando diversas modalidades e opções de pagamentos. Isso dá autonomia a esse consumidor e faz parte do item mencionado anteriormente, uma vez que oferecer diferentes formas de pagamento, tornando o momento do final da compra mais ágil é indispensável para uma experiência personalizada e agradável.

Maior destaque para a realidade Aumentada

A Realidade Aumentada (RA) já está sendo usada por diversas lojas virtuais e promete ser uma forte aliada do e-commerce em 2022. A razão para isso é simples: ela conecta o ambiente virtual ao físico possibilitando que os clientes “experimentem” os produtos, ampliando então as chances de venda.

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